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Black Friday 2023: tendências e estratégias para o varejo

Especialista apresenta estratégias para a temporada de promoções, que promete se recuperar após desempenho morno de 2022

7 set 2023 - 10h33
Foto: Adobe Stock

À medida que o calendário avança em direção à tão aguardada Black Friday de 2023, consumidores, varejistas e entusiastas das compras online direcionam seu foco para as tendências que prometem delinear os rumos do evento. O cenário é otimista e, embora a pandemia tenha deixado algumas fissuras na forma de nos relacionarmos, mais uma vez o comércio eletrônico provou estar à altura do desafio, ajudando o varejo físico na adaptação às novas práticas de consumo e aproximando as pessoas, mesmo que por trás das telas.

O "Panorama de Consumo na Black Friday", elaborado pela Globo, revelou que 10% dos consumidores participaram de eventos de live commerce na última Black Friday, um modelo relativamente novo aqui no Brasil, e 80% dos clientes já realizaram compras por meio de novos canais de vendas, como WhatsApp ou redes sociais de lojas.

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Segundo William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para a gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), os vários elementos que contribuíram para o desempenho abaixo do esperado na Black Friday do ano passado agora estão servindo como estímulo para a confiança em relação ao evento de 2023.

"O próximo mês de novembro se desenha sem concorrência com eventos que interferem na Black Friday, como foi no ano passado, com a Copa do Mundo. Com os varejistas demonstrando um compromisso contínuo de recuperação e a Black Friday mantendo seu título de crescimento constante, há perspectivas significativas de surpreender positivamente", observa o especialista.

Considerando tanto as expectativas para esta ocasião marcante quanto a realidade atual do setor varejista, William destaca duas principais orientações que servem de alicerces para o sucesso nesta data, e que devem estar no foco de todos os lojistas.

Experiência do cliente: facilite e personalize

Simplificar e personalizar a jornada de compra do cliente são imperativos cruciais para o sucesso da Black Friday de 2023.

“Primeiramente, é essencial garantir que o processo seja intuitivo e fluido. Uma loja física que desenvolva um site responsivo e de fácil navegação, otimizado para dispositivos móveis, proporciona uma experiência multicanal para seus consumidores, com consistência, agilidade e respeitando as escolhas do cliente, independentemente do meio utilizado”, pontua o especialista.

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Além disso, a personalização desempenha um papel vital. Utilizando dados do histórico de compras e preferências do cliente, recomendações de produtos específicos podem ser oferecidas, aumentando as chances de conversão e criando um senso de atenção individualizada.

Atendimento ao cliente: esteja preparado

Antecipe possíveis dúvidas e problemas que os consumidores possam enfrentar e refine sua equipe para lidar com eles de maneira ágil e profissional. A capacidade de fornecer respostas rápidas e soluções eficazes é um fator determinante para a satisfação do cliente e pode influenciar diretamente a decisão de compra.

“Assegure-se de que a equipe de atendimento esteja devidamente treinada e pronta para lidar com desafios. Durante a Black Friday, quando o volume de consultas pode aumentar significativamente, ter agentes com respostas amigáveis, claras e úteis contribuem para transmitir confiança e apoio aos consumidores, garantindo uma experiência positiva mesmo diante de eventuais contratempos”, finaliza William.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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