Oferecimento

BNDES recorre à Justiça para tentar barrar família Batista em assembleia da JBS de 6a-feira

31 ago 2017 - 16h40
(atualizado às 17h16)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recorreu à Justiça Federal de São Paulo para tentar impedir que os controlares da processadora de carne JBS votem em assembleia de acionistas que tem entre os assuntos analisar a proposta de afastá-los da gestão da companhia.

Unidade da JBS em Jundiaí, São Paulo
1/06/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Unidade da JBS em Jundiaí, São Paulo 1/06/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Reuters

O banco de fomento, por meio do BNDESPar, é o maior acionista minoritário da JBS, com participação de cerca de 21 por cento. Os Batista são controladores, com 42 por cento.

Publicidade

No início da semana, a CVM, órgão regulador do mercado de capitais, decidiu por unanimidade que os Batista poderiam votar na assembleia, contrariando pedido do BNDES pelo afastamento do presidente-executivo da JBS, Wesley Batista, e posicionamento da própria área técnica da autarquia.

Delações premiadas dos irmãos Joesley e Wesley em maio envolveram o presidente Michel Temer em denúncias de corrupção. Depois disso, Temer nomeou para Paulo Rabello de Castro para presidir o BNDES, após renúncia da ex-presidente Maria Silvia Marques. Castro tem defendido publicamente a saída da família da gestão da JBS. Em 15 de agosto, o banco pediu abertura de processo de responsabilidade contra os Batista e outros ex-executivos da JBS por prejuízos causados à companhia.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se