A Boeing planeja demitir cerca de 10% de seus trabalhadores nos próximos meses, aproximadamente 17 mil pessoas, à medida que continua perdendo dinheiro e tenta lidar com uma greve que está paralisando a produção dos aviões mais vendidos da empresa. O novo CEO, Kelly Ortberg, informou aos funcionários em um memorando na sexta-feira, 11, que os cortes de empregos incluirão executivos, gerentes e funcionários.
A empresa tem cerca de 170 mil funcionários em todo o mundo, muitos deles trabalhando em instalações de fabricação nos estados de Washington e Carolina do Sul.
A Boeing já havia imposto férias temporárias rotativas, mas Ortberg disse que essas serão suspensas devido às demissões iminentes. A empresa também vai adiar ainda mais o lançamento de um novo avião, o 777X, para 2026 em vez de 2025. Além disso, vai parar de construir a versão de carga do seu jato 767 em 2027, após concluir os pedidos atuais.
A Boeing está programada para divulgar os números completos do terceiro trimestre em 23 de outubro. A greve tem um impacto direto no consumo de caixa porque a empresa recebe metade ou mais do preço dos aviões quando os entrega aos clientes das companhias aéreas.
A greve paralisou a produção do 737 Max, o avião mais vendido da Boeing, além dos 777s e 767s. A empresa ainda está fabricando 787s em uma unidade sem representação sindical na Carolina do Sul, que não foi afetada pela greve.
"Nosso negócio está em uma posição difícil", disse Ortberg aos funcionários. Ele afirmou que a situação "requer decisões difíceis e teremos que fazer mudanças estruturais para garantir que possamos permanecer competitivos e entregar para nossos clientes a longo prazo."
Ortberg assumiu a Boeing em agosto, tornando-se o terceiro CEO da empresa problemática em menos de cinco anos. Ele é um executivo de longa data da indústria aeroespacial, mas um estranho à Boeing.
O novo CEO enfrenta muitos desafios para reverter a situação da empresa. A Administração Federal de Aviação aumentou a fiscalização da empresa após um painel se soltar de um Max durante um voo da Alaska Airlines em janeiro.
A Boeing concordou em se declarar culpada e pagar uma multa por conspiração para cometer fraude relacionada ao Max, mas os familiares das 346 pessoas que morreram em dois acidentes do Max querem punições mais severas.
E a Boeing chamou a atenção por todos os motivos errados quando a NASA decidiu que uma nave espacial da empresa não era segura o suficiente para trazer dois astronautas de volta da Estação Espacial Internacional./AP
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