Nada mais fácil do que o mundo digital para quem quer escalar um produto, afinal, cursos, softwares e documentos eletrônicos podem ser facilmente replicados e distribuídos em larga escala sem qualquer barreira geográfica. Porém, dependendo do cenário, a falta de oferecimento de meios de pagamento adequados, especialmente do boleto parcelado, pode prejudicar o ganho de escala.
Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB Educação, fintech que oferece a possibilidade de pagamentos parcelados por meio de boletos bancários, a maior parte das pessoas deixa de comprar na internet por não ter o meio de pagamento disponível.
“Analisando o cenário brasileiro, observamos que boa parte do público comprador ou não possui cartão de crédito ou não tem limite suficiente para realizar uma aquisição de maior valor”, afirma.
O especialista explica que, no Brasil, 78% da população está endividada, 43% está com nome sujo e que o limite médio do cartão de crédito do brasileiro é de apenas R$ 1.400,00.
“Neste cenário, é compreensível e necessário que o mercado digital passe por mudanças com relação às formas de pagamento de infoprodutos. Já percebemos que tanto grandes empresas quanto grandes influenciadores já notaram isso”, diz.
Aumento de 30%
De acordo com Reinaldo Boesso, ao oferecer a opção de boleto parcelado, o infoprodutor pode ter alavancagem de 30% no resultado.
“Isso porque ele pode passar a vender para quem não ia conseguir comprar ou por não ter cartão ou por não ter limite. Neste caso, a TMB consegue trazer uma base de forma segura para o infoprodutor e ajudar nas métricas, alavancando os resultados”, explica.
Boesso ainda lembra que muitas pessoas sentem-se excluídas pela barreira do pagamento único e imediato.
“Com o boleto parcelado, é possível oferecer um curso ou um infoproduto qualquer para um público mais vasto e diversificado, promovendo a inclusão e expandindo horizontes. Ou seja, é a possibilidade de crescer sendo mais flexível e criando uma conexão com um público que muitos estão ignorando”, conclui.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.