A Bolsa brasileira e o dólar registraram queda nesta sexta-feira, 4. O Ibovespa fechou em queda, mantendo o viés que marcou a semana, reflexo de preocupações com os próximos passos do banco central norte-americano e a desaceleração da economia chinesa.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,75%, a 115.116,83 pontos, pressionado particularmente por Vale, que caiu mais de 2%, de acordo com dados preliminares, resultando em uma perda de 2,36% na semana, com declínio em todas as sessões.
O volume financeiro no pregão, entrecortado pelo feriado do Dia da Independência e o fim de semana, somava apenas 14,5 bilhões de reais antes dos ajustes finais, ante uma média diária no ano de 25,5 bilhões de reais
Dólar
O dólar à vista fechou perto da estabilidade ante o real, após ter oscilado em margens estreitas durante a sessão, em um ambiente de liquidez reduzida e sem um fator forte para direcionar as cotações.
O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,9819 reais na venda, com baixa de 0,12%. Na semana, a moeda norte-americana acumulou alta de 0,84%.
Na B3, às 17:04 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,02%, a 4,9980 reais.