A recente pesquisa da Kaspersky, “O estado do uso e da segurança dos pagamentos digitais na América Latina”, realizada em conjunto com a consultoria de mercado Corpa, revela que mais de 85% dos brasileiros acreditam que as pequenas e médias empresas devem começar a usar aplicativos de pagamento online, como carteiras digitais, para aumentar suas vendas e fornecer segurança aos seus clientes.
Os dados do estudo detalham o cenário atual dos pagamentos digitais na região, tanto para pessoas físicas quanto para as empresas. No Brasil, 78% dos entrevistados acreditam que o uso de carteiras digitais pode aumentar significativamente os lucros das empresas.
Esta medida foi adotada pelas PMEs (pequenas e médias empresas), principalmente após a pandemia, e está definindo a decisão de compra dos consumidores. Segundo o levantamento, mais de 45% dos brasileiros afirmam que só compram de lojistas que oferecem a opção de venda online ou meios de pagamentos digitais.
PMEs estão prontas para os pagamentos digitais?
No entanto, apesar das preferência pela versão digital em detrimento do dinheiro em espécie, uma parcela significativa reconhece que as PMEs ainda não estão prontas para implementar pagamentos digitais devido à baixa qualidade da internet em seus países, bem como as configurações dos dispositivos.
Além disso, os usuários estão preocupados com a segurança oferecida por esses empreendedores, e mais de 65% estão certos de que não comprariam de um comércio que já tenha sido vítima de uma violação de dados ou qualquer tipo de ataque cibernético.
"As pequenas e médias empresas são fundamentais para a economia, especialmente no Brasil, e a adoção de pagamentos digitais é essencial para seu funcionamento e para a continuidade do negócio. No entanto, nossa pesquisa deixa claro que a confiança nesse método é um ponto crítico e a segurança online é diretamente responsável pelo sucesso da empresa nesse contexto. Em outras palavras, um ataque bem-sucessivo terá um efeito dobrado. Além do custo de recuperação – que gira em torno de US$ 100 mil às PMEs da América Latina – haverá também a perda da relação entre empresa-cliente”, alerta Luciana Lovato, diretora de canais corporativos e de vendas para o segmento PME da Kaspersky no Brasil.
Recomendações de segurança
Diante desse cenário, a Kaspersky faz recomendações de segurança para as PMEs evitarem fraudes e se concentrarem apenas em seu crescimento.
• Faça cópias de segurança das informações
Uma perda inesperada de arquivos importantes pode ocorrer por motivos como uma falha no disco rígido ou um ataque cibernético de ransomware, que criptografa o sistema operacional ou arquivos individuais e exige um resgate para desbloqueá-los. Portanto, o backup é importante e precisa ser feito regularmente para garantir a continuidade das operações.
• Atualize os dispositivos e programas instalados
Software desatualizado representa uma brecha na segurança seja de um dispositivo comum ou de um equipamento corporativo, pois ele serve como uma porta de entrada para os cibercriminosos. Para gerenciar as atualizações e vulnerabilidades, as PMEs precisam contar com uma solução desenhada para atender a sua realidade.
• Altere as senhas
A força bruta, método em que os criminosos tentam adivinhar uma senha testando todas as combinações possíveis de caracteres, continua sendo um dos mais comuns para invadir a rede de uma organização. A probabilidade de sucesso desse tipo de ataque aumenta quando a senha é fraca ou já foi comprometida.
• Limite o acesso a contas e dados corporativos
Apenas metade dos gerentes de PMEs tem certeza de que ex-funcionários não têm acesso a contas ou dados corporativos. Isso pode resultar em violações graves de informações, sendo a melhor opção reduzir o número de pessoas que têm acesso a dados corporativos importantes.
• Treine os seus funcionários
Eles são o elo mais fraco na cadeia de segurança cibernética, e os cibercriminosos estão cientes disso, realizando ataques com técnicas de engenharia social para enganá-los. É importante implementar treinamentos regulares em segurança cibernética.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.