Os trabalhadores brasileiros são mais engajados que a maioria dos empregados no mundo. Segundo pesquisa da consultoria Aon, 69% dos funcionários de empresas no País tem esse engajamento contra uma média mundial de 61%. O levantamento feito durante o ano de 2013 mostra ainda que os colaboradores no Brasil mantiveram a média registrada no ano anterior.
De acordo com a análise, os funcionários que trabalham no Brasil mostraram-se mais propensos a “falar” sobre suas empresas (78%), “permanecer” nas companhias (64%) e “empenhar-se” por elas (59%).
Segundo Bruno Villela de Andrade, responsável pela área de consultoria em engajamento da Aon Brasil, o alto nível de engajamento do brasileiro ajudou a América Latina a manter seu índice na casa dos 70% enquanto a proporção caiu 4% nos países dos demais continentes.
“Ainda passamos por gaps tecnológicos e pela síndrome de filial do mundo, mas estamos nos ajustando e a distância de uma multinacional para uma empresa local já não é tão grande”, explica Andrade.
No resto do mundo, o índice de engajamento dos trabalhadores teve aumento de 1% em relação a 2012 e passou para 61%.
O continente que mais cresceu foi a América do Norte, que registrou 65% de engajamento - alta de dois pontos percentuais frente ao índice de 2013 - seguido de África/Oriente Médio, com alta de 8 pontos percentuais e índice final de 61% e, enfim, por Ásia-Pacífico, com alta de 3 pontos percentuais e índice final de 61%.