Em 2023, Portugal somava pelo menos 400 mil brasileiros, número este que segue crescendo, diante da fila de pelo menos 12 mil pessoas aguardando autorização de entrada, além da procura que continua intensa no Brasil.
Essa forte e crescente demanda tem sido sentida pelo setor. O Clube do Passaporte, consultoria internacional especializada na obtenção da cidadania europeia e na assessoria de vistos para Portugal viu, entre 2022 e 2023, o aumento de 600% na procura de clientes, especialmente nos vistos para procura de trabalho, para estudantes e para aposentados.
“Os brasileiros lideram com tranquilidade a lista de estudantes estrangeiros em Portugal. Mas todas as modalidades de visto aumentaram, e também cresceram oportunidades que são geradas a partir disso. Pensando em Brasil-Portugal e empresarialmente falando, negócios como investimentos, aplicações financeiras, contratos e internacionalização de empresas foram áreas com um crescimento abrupto, de 600%, e continuamos crescendo organicamente mês a mês”, comenta Gabriel Ezra Mizrahi, advogado e sócio-fundador da consultoria.
Os novos tipos de vistos
Parte dessa demanda é reflexo direto de dois vistos criados em 2022: um para procura de trabalho e outro para nômades digitais, ambos com foco em atrair mais estrangeiros e suprir a demanda do mercado de trabalho de Portugal.
Mas essas novas formas de entrada não são os únicos fatores. O aumento progressivo de brasileiros no país reflete a maior quantidade de informações e a maior familiaridade com o país de destino e com o processo de imigração por parte dos interessados.
Para 2024, a expectativa segue positiva, acreditando que o país português seguirá esse ritmo de alta e tendência, sendo visto como porta de entrada para a União Europeia e como “alvo” de brasileiros que buscam mudança de vida, de residência, incremento de carreira, rendimentos diferenciados, ou empreender e receber investimento de empresas portuguesas.
“Portugal é a trend do momento, seja para mudar, estudar, trabalhar, investir e receber investimento”, finaliza.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.