O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, anunciou na quinta-feira, 16, que o banco público vai lançar uma nova linha de crédito para consumo focado para o público de baixa renda.
Em entrevista à revista Exame, Vieira – que foi indicado há duas semanas para o comando do banco pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) – disse que a nova linha para o consumo será apresentada em até 20 dias.
A ideia é que a análise do cliente para a oferta do financiamento seja feita por meio do behavior score, que leva em conta o histórico de bom pagador de contas de água, luz, telefone e outras despesas.
“Não seria um microcrédito. Seria acesso ao crédito, baseado em behavior. O grande sucesso de alguns varejistas no Brasil se deu nesse processo. O que o cidadão de baixa renda mais preza é o seu cadastro. É ter o nome limpo. Ele vai poder comprar o que ele quiser”, disse.
Segundo Vieira, essa estratégia também ajudará a Caixa a aumentar a base de clientes considerados fiéis. Atualmente, o banco público tem 150 milhões de clientes, mas somente 20% (30 milhões) são fidelizados.