O capital erótico é a junção de vários fatores que influenciam a aparência e a forma de se comunicar. Atingir esse objetivo é essencial para quem busca novas oportunidades de trabalho, para que a comunicação seja extremamente eficaz e possa impactar o entrevistador.
A oratória é a arte de falar de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar ou entreter os ouvintes. E, para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou de recolocação, é essencial uma oratória potente para não perder qualquer chance. Junto a isso, desempenha papel fundamental a comunicação não verbal, que é tão importante quanto a fala. Colocadas em prática, as técnicas dão vida a um artifício importante, mas pouco explorado, para que a comunicação seja extremamente eficaz. Entra em cena o capital erótico.
Mas calma! Capital erótico não tem relação alguma com o que o nome pode sugerir. A expressão, que pode soar estranha, é objeto de estudo de especialistas de várias áreas, que exploram minuciosamente as técnicas que devem ser colocadas em prática para que cada um atinja seu objetivo com o aperfeiçoamento de técnicas que vão desde a maneira de como se fala, até a forma como se gesticula.
Dito isso, é hora de ficar atento e usar o capital erótico como ferramenta para as mais variadas situações. Laila Wajntraub, fonoaudióloga e CEO do Clube da Fala, ressalta a importância da tese da psicóloga Catherine Hakim, que afirma que “as pessoas que têm mais capital erótico, têm mais chance de sucesso”. Mas, ao pé da letra, como usar esse capital?
Laila explica que a nomenclatura também não se refere à beleza ou com erotismo: “O capital erótico tem a ver com o que a pessoa veste, como olha, como semovimenta, ou seja, com a postura de maneira geral. É o impacto inicial que a pessoa transmite e faz com que o outro fique interessado em escutar. É uma “sedução” que fisga pela fala e pelo movimento”.
Potencializando a entrevista de emprego
A capacidade de impactar o outro ou qualquer ouvinte pela aparência, ou seja, a atratividade social que se transmite é considerada capital erótico. De acordo com Laila, em uma entrevista de emprego é muito importante potencializar esse recurso, por exemplo.
“A pessoa pode e deve adaptar o capital erótico àquela situação. Tudo o que puder saber sobre a empresa, como por exemplo, cultura, tempo de existência, história, se são formais ou conservadores, podem ajudar o candidato de forma muito positiva. Demonstrar conhecimento e ter desenvoltura ao apresentá-lo é fundamental quando se está em uma entrevista, pois é uma maneira de envolver o entrevistador”, pontua.
Além disso, ao buscar informações sobre o ponto de interesse, é possível ir além. Conhecer profundamente a empresa, o mercado e a forma de atuação ajuda um candidato, inclusive, a escolher a melhor maneira de se vestir para a ocasião.
“Com esse conhecimento, quem está em busca de oportunidades consegue escolher até a roupa mais adequada, até porque na entrevista a análise é além do conhecimento técnico e do currículo. Recrutadores estão de olho no comportamento, na postura e, especialmente, na forma como se fala e se comunica”, afirma a CEO do Clube da Fala.
Fique atento aos detalhes
- Para entrevista de emprego, a fala deve ser precisa e sem exageros;
- Responda sempre o que for perguntado, mas não deixe de demonstrar o conhecimento sobre o recrutador;
- Seja afirmativo e mantenha contato visual ao falar. A postura pode ser essencial nesse momento;
- O gestual é imprescindível na hora de falar. Nada de mãos no bolso ou braços cruzados. Relaxe, mas mantenha o corpo em estado de atenção;
- As roupas sempre precisam estar de acordo com o perfil da vaga almejada. Na dúvida, o simples é sempre a melhor opção;
- Nada de excessos. A fala deve ser um dos artifícios principais na hora da entrevista;
- Treine antes de falar. Use o celular, o espelho. Grave, veja, refaça. O capital erótico é a junção de vários fatores e é alcançado com a prática.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.