A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou na segunda-feira, 15, que concluiu os testes em túnel de vento de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), mais conhecida como "carro voador".
Os túneis de vento são instalações que fornecem um ambiente controlado que simula o fluxo do ar sobre e ao redor da aeronave. Os testes medem as forças aerodinâmicas e as diferentes situações que atuam sobre o veículo, o que permite avaliar o desempenho do voo..
"A conclusão dos testes em túnel de vento representa um marco de engenharia fundamental no desenvolvimento do nosso eVTOL", disse Luiz Valentini, vice-presidente de tecnologia da Eve Air Mobility, em nota publicada pela Embraer. Segundo ele, as conclusões desta fase ajudam no aperfeiçoamento das soluções técnicas.
O objetivo é projetar, produzir e certificar um eVTOL eficiente que será usado para diversas situações de mobilidade aérea urbana, de acordo com a Embraer. A equipe de engenharia de Eve utilizará os dados coletados por meio dos testes em túnel de vento para continuar a desenvolver o eVTOL.
Viagens acessíveis
Segundo o presidente da Embraer-X, Daniel Moczydlower, a Embraer deve manter participação relevante na aplicação para um serviço de "mobilidade aérea urbana", ao menos em uma primeira fase. A ideia não será competir com a aviação comercial, mas complementá-la no raio de grandes cidades marcadas por problemas de tráfego.
O objetivo, segundo Moczydlower, é mirar a classe média em vez de restringir o serviço a um público de executivos ou às classes mais altas. A Embraer-X ainda estuda um preço acessível para os trajetos, o que, até o momento, pode ficar entre US$ 50 e US$ 100. "Não chega a ser barato para o mercado brasileiro, mas também não fica tão distante", afirmou.