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'Carro voador' da Embraer é testado com sucesso; veja valores e detalhes

Em um primeiro momento, viagens de cerca de 15 minutos deverão custar entre US$ 50 e US$ 100, porém, a ideia da empresa é reduzir os valores

15 mai 2023 - 11h58
(atualizado às 15h02)
 A startup acredita que, no futuro, será possível permitir a operação simultânea de até 200 eVTOLs na cidade do Rio de Janeiro
A startup acredita que, no futuro, será possível permitir a operação simultânea de até 200 eVTOLs na cidade do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação/Embraer / Perfil Brasil

A empresa Eve, fabricante de aeronaves controlada pela Embraer, informou que concluiu com sucesso os testes com 'carros voadores' em túnel de vento. Segundo a companhia, a expectativa é que os veículos, chamados 'eVTOLs' (sigla em inglês para "veículo elétrico de pouso de decolagem virtual"), iniciem as operações comerciais em 2026.

Túneis de vento são instalações que simulam o movimento e efeito do ar e dos ventos, para a realização de estudos. Os testes, considerados essenciais para a certificação do projeto e futura produção do veículo, foram realizados nos últimos meses e encerrados recentemente.

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Custo das viagens

A expectativa da empresa é que, depois da certificação, a operação comercial do serviço seja feita por parceiros. Em um primeiro momento, viagens de cerca de 15 minutos deverão custar entre US$ 50 e US$ 100 (R$ 246 a R$ 492, na cotação de 15 de maio), porém, a ideia da empresa é reduzir os valores.

"Nosso parâmetro de comparação é quanto você gastaria para fazer o mesmo trajeto de táxi, só que ficando preso duas ou três horas no engarrafamento. Queremos que seja possível usar esse mesmo dinheiro para fazer um voo de 10 ou 15 minutos", afirmou Daniel Moczydlower, diretor-executivo da Embraer-Xstartup da Embraer focada em inovação, ao g1.

Rio - São Paulo

A Embraer-X já tem acordos prévios de compra para cerca de 2.800 eVTOLs, o que irá representar um faturamento em torno de US$ 8 bilhões (R$ 40 bilhões). A startup acredita que, no futuro, será possível permitir a operação simultânea de até 200 eVTOLs na cidade do Rio de Janeiro e até 300, na cidade de São Paulo. As aeronaves serão gerenciadas por um sistema de controle de tráfego exclusivo para elas e poderão voar sem piloto.

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