O consumidor brasileiro vê o cartão de crédito como aliado no controle financeiro. É o que afirmam 80% dos consumidores segundo nova pesquisa realizada pela Abecs, associação que representa a indústria dos meios eletrônicos de pagamento. Quando perguntados sobre suas finanças em 2024, 55% das pessoas acreditam que, no início do ano, a situação financeira será melhor em comparação ao mesmo período de 2023.
De acordo com o levantamento, o brasileiro continua usando o cartão de crédito sem necessariamente ficar endividado, já que 87% fazem o pagamento integral da fatura no vencimento, sem entrar no chamado crédito rotativo.
“Temos realizado esse acompanhamento há mais de cinco anos e a constatação é de que a grande maioria das pessoas incorporou de vez o uso do cartão em sua rotina como um meio de pagamento, sem se endividar”, afirma Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs.
Ao apontarem o cartão de crédito como aliado das finanças, os consumidores indicam quais os principais atributos desse meio de pagamento. A possibilidade de parcelamento aparece em primeiro lugar (47%), seguida pela agilidade da transação (43%). A facilidade com as compras na internet (40%), o prazo para pagamento (31%) e a segurança (27%) completam os motivos da preferência pelo cartão de crédito.
“O cartão de crédito é hoje o principal instrumento de inclusão financeira e acesso ao crédito do brasileiro porque possibilita que as relações de consumo sejam mais eficientes, convenientes e seguras”, afirma Vieira. “Essa pesquisa é o retrato de que a grande maioria das pessoas utiliza seu cartão de crédito com equilíbrio e conhecimento, paga a fatura em dia e se beneficia das vantagens atreladas a ele.”
Possibilidade de parcelamento da compra
Outros pontos positivos são elencados pelos consumidores quando perguntados em relação a percepção sobre o uso do cartão. Novamente, a possibilidade de parcelamento aparece em primeiro lugar: 86% concordam que parcelar no cartão de crédito facilita a compra do que você quer ou precisa, sem se apertar financeiramente. Em seguida, os consumidores reconhecem a segurança nas transações: 83% afirmam que o cartão de crédito é o mais seguro e rápido em compras online.
Para 76% pagar com cartão de crédito é muito vantajoso porque permite acumular pontos e ter cashback. Sobre compras presenciais, 75% afirmam que o cartão de crédito é mais seguro e rápido do que o dinheiro.
E, reforçando o reconhecimento no auxílio ao controle financeiro, 70% das pessoas dizem que o cartão ajuda na organização de gastos durante o mês.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.