O clube de vantagens Meu INSS+, que oferece descontos para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atingiu a marca de 1.150 milhão de carteiras geradas no início deste mês. Os dados são do Ministério da Previdência Social.
Lançado em maio de 2023, o Meu INSS+ garante acesso dos idosos a cinco benefícios. O clube de vantagens oferece descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros, para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS. (Confira mais detalhes abaixo)
Atualmente, cinco bancos são parceiros da iniciativa: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Mercantil, Banco PAN e Itaú. O Banco do Brasil concede vouchers de descontos para compras em lojas parceiras do Shopping BB, consultas em telemedicina com a plataforma Ciclic, benefícios para pets, acesso a aplicativos de academias e meditação, entre outros.
Já a Caixa Econômica Federal concede até 75% de desconto em farmácias como Drogaria São Paulo e Pague Menos. Na lista de vantagens oferecidas pela instituição, também está o ingresso meia-entrada e 50% de desconto na pipoca de caramelo em toda a rede de cinemas Cinemark.
O Bradesco, além dos descontos em compras, garante crédito consignado em até 72 parcelas aos pensionistas e aposentados do INSS. Também libera o seguro de vida ABC Sênior com flexibilidade no pagamento, seja por carnê, débito em conta ou consignação em folha de pagamento.
Já o Banco Mercantil oferece cashback em compras de diferentes lojas, incluindo Magazine Luiza, Carrefour e Natura.
As vantagens, que podem ser conferidas com cada instituição, estão relacionadas ao banco no qual o beneficiário recebe os pagamentos do INSS. Segurados que recebem pela Caixa Econômica, por exemplo, terão acesso às vantagens oferecidas pela instituição.
Como emitir a carteira do beneficiário
Os beneficiários do INSS podem acessar o cartão virtual por meio do site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível na loja de aplicativos para celulares (Android e iOS). Para saber mais detalhes sobre os benefícios, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e clicar no ícone “carteira do beneficiário”.
Passo a passo
- Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para iOS e Android);
- Clique no item "carteira do beneficiário";
- Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
- Clique no quadrado informando que está "ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code", e em seguida, clique em "continuar";
- A carteira do beneficiário ficará disponível;
- Nos próximos acessos, a carteirinha vai estar acessível, basta clicar em "carteira do beneficiário".
Caso tenha dificuldade de usar a internet e prefira uma emissão presencial, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) pode ajudar. Para isso basta ir até a unidade mais perto da sua residência com os seguintes documentos pessoais: documento de identificação com foto; CPF e número do Número de Identificação Social (NIS).