A coroação do rei Charles III custou aos contribuintes britânicos 72 milhões de libras (cerca de R$ 525 milhões, na cotação atual), de acordo com as cifras oficiais divulgadas na quinta-feira, 21. A informação é da BBC.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a publicação, pouco mais de 50 milhões de libras foram gastas pelo Ministério da Cultura, Mídia e Esportes. As outras 22 milhões de libras vieram do Ministério do Interior para a segurança do evento, realizado em 6 de maio do ano passado.
Em meio a uma luxuosa cerimônia, o rei Charles III e a rainha Camilla foram coroados na Abadia de Westminster, em Londres. Pela primeira vez em sete décadas, um novo monarca britânico foi formalmente coroado.
Charles assumiu o reinado em meio a uma série de polêmicas envolvendo a família real e a uma economia bastante pressionada pela inflação. A função foi comandada pela rainha Elizabeth, que morreu em 8 de setembro de 2022, por 70 anos.
Para os críticos, o orçamento destinado à família real é considerado excessivo. Em seu relatório anual, o Ministério da Cultura britânico disse que os números ficaram dentro das estimativas não oficiais e que era "um momento que ocorre apenas uma vez por geração" e "ofereceu uma oportunidade única de celebrar e fortalecer nossa identidade nacional e mostrar o Reino Unido ao mundo".