Oferecimento

Cashback: o que é e como funciona o dinheiro de volta

Tire suas dúvidas sobre o método de pagamento que retorna uma parte do valor da compra e entenda mais detalhes deste benefício

25 out 2023 - 05h00
Com o cashback, os clientes acumulam uma espécie de crédito a partir da compra de alguns produtos online e, posteriormente, têm esse dinheiro de volta.
Com o cashback, os clientes acumulam uma espécie de crédito a partir da compra de alguns produtos online e, posteriormente, têm esse dinheiro de volta.
Foto: Agência Brasil

Já pensou ter de volta uma parte do dinheiro investido em uma compra? Se nunca pensou, saiba que isso é totalmente possível. Lojas online têm oferecido há algum tempo para clientes cashback (palavra em inglês que significa "dinheiro de volta"), que permite que parte do dinheiro gasto em um compra retorne para conta do consumidor. 

No mercado de varejo, o cashback é utilizado para atrair novos clientes, incentivar o consumo, a fidelização e aumentar a visibilidade e o ticket médio das vendas. O Terra preparou um guia completo respondendo as principais dúvidas sobre o assunto. Entenda abaixo um pouco mais sobre o método de pagamento e detalhes deste benefício.

Publicidade

O que é cashback?

O cashback (palavra em inglês que significa "dinheiro de volta") é o método onde o consumidor recebe parte do valor de volta ao comprar algum produto ou serviço, depois do pagamento integral cobrado por alguma empresa.

Esta modalidade de recompensa surgiu em 1986 com o lançamento de um cartão de crédito chamado Discover, da varejista americana Sears.

Como funciona

Com o cashback, os clientes acumulam uma espécie de crédito a partir da compra de alguns produtos online e, posteriormente, têm esse dinheiro de volta – seja na conta ou como crédito para compra de outros produtos. Muitas empresas implementaram o sistema, incluindo e-commerces, bancos e fintechs.

Exemplo: imagine que você tenha feito uma compra online de R$ 500 e que a empresa X tenha anunciado que você terá 5% de cashback. Isso quer dizer que você receberá de volta R$ 25 pela compra do produto. Normalmente, o valor médio de retorno é de 3%. 

Publicidade

Quais são os tipos de cashback?

Atualmente, o mercado permite utilizar o cashback de três formas: Cashback livre, exclusivo e social. É importante ver o tipo de cashback em cada serviço para entender, pois a forma como o benefício pode ser usado varia caso a caso. Confira a seguir como utilizar cada um deles.

Cashback livre

Permite você sacar, fazer transferências, usar para abater o valor da fatura de um cartão de crédito, entre outros usos.

Cashback exclusivo

Condiciona o cliente o dever de usar de forma definida pela empresa. Existem bancos, por exemplo, que permitem que o usuário use o valor apenas para pagar a fatura.

Cashback social

A empresa informa que o cashback será em prol de causas sociais. Ao invés de retornar parte dos gastos aos consumidores, eles destinam a verba às instituições carentes. A pessoa pode indicar qual órgão ela quer ajudar.

Cashback é bom ou ruim?

Pelo olhar do mercado de varejo, o cashback é bom, pois ajuda a atrair novos clientes, incentivar o consumo, a fidelização e aumentar a visibilidade e o ticket médio das vendas. Pelo lado do cliente também, pois quem compra recebe uma recompensa –  uma parte do dinheiro de volta.

Publicidade

Como ganhar cashback?

É preciso encontrar cartões de crédito, lojas e até plataformas especializadas em cashback. Já é muito comum no Brasil encontrar alguns estabelecimentos assim, principalmente na internet. Depois de encontrar é só fazer a compra. Quanto maior o consumo nas lojas conveniadas, mais pontos estarão disponíveis para aumentar o nível de cashback.

Quais plataformas oferecem cashback?

  • Buscapé
  • Méliuz
  • Ame Digital
  • PagBank
  • Poup
  • PicPay

Cashback é seguro?

O cashback é seguro. No entanto, para garantir que receberá o seu dinheiro de volta, você deve ter atenção para comprar em lojas confiáveis. Assim, como em todo processo de compra, você deve ficar atento. Veja se a loja é conhecida e se existem avaliações de outros compradores.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se