A esta altura o Brasil inteiro já está sabendo do caso Larissa Manoela. Seu depoimento para o programa “Fantástico” do último domingo teve grande audiência e enorme repercussão.
Ela decidiu abrir mão de grande parte do que já ganhou em sua carreira. O dinheiro vai ficar para seus pais, que cuidaram de todas as suas finanças até hoje.
Larissa rompeu relações por entender que está passando por uma injustiça. A atriz já tem 22 anos e direito inquestionável a total controle sobre sua vida e seus sentimentos. Mas o destino da fortuna que gerou até agora possivelmente vai acabar sendo decidido nos tribunais.
Mas na verdade o drama que Larissa e seus pais atravessam neste momento pode afetar qualquer um de nós que decide criar o seu próprio negócio. Na minha experiência como empresário desde 1993 já vi acontecer o mesmo muitas vezes. É este alerta que faço vídeo para você, empreendedora ou empreendedor.
É uma surpresa para o público brasileiro que uma artista que todos conhecemos desde então criancinha passe por dificuldades financeiras. A gente ver mensagens dela pedindo dinheiro para os pais para pagar milho na praia parece até surreal.
O caso reverbera de maneira ainda mais forte porque tem uma geração que cresceu junto com Larissa e se identificava com ela nas novelas do SBT, como “Carrossel”, “Poliana” e “Cúmplices de um resgate. E depois também ouvindo suas músicas, assistindo seus filmes, lendo o seu livro acompanhando seu desenvolvimento como artista, agora na TV Globo.
O caso de Larissa não é tão incomum assim entre artistas e atletas de sucesso, que começam a faturar muito cedo e tem os pais como guardiões às vezes também como agentes ou empresários. Triste, mas verdade.
Para solucionar não vai ser tão fácil quanto passar uma nova legislação, uma “Lei Larissa Manoela”. Quando negócios e família se misturam, a chance de todos saírem machucados é grande – e as cicatrizes ficam.
(*) André Forastieri é jornalista, sócio da consultoria Compasso e fundador de Homework. Conheça melhor seu trabalho em andreforastieri.com.br.