A Cemig está lançando nesta segunda-feira um processo para compra de energia elétrica no mercado livre, para período de 2025 a 2028, disse a companhia mineira em comunicado.
O certame, previsto para acontecer em 18 de dezembro, prevê a aquisição de energia "convencional", isto é, de fonte hidrelétrica. A busca por energia convencional vem para diversificar o portfólio da comercializadora, uma vez que a estatal mineira já realizou compras de energia incentivada --de fontes renováveis-- em anos anteriores.
Segundo a companhia, serão ofertados na licitação cinco produtos divididos em relação ao período de suprimento de energia, podendo ser anuais ou de três anos (2026 a 2028).
A entrega da energia deverá ser no submercado Sudeste/Centro-Oeste e os preços serão corrigidos anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme edital.
"A Cemig busca ampliar sua liderança no mercado livre de energia e por isso lançamos esse leilão de compra de energia visando reforçar o portfólio da companhia e, assim, ofertar ainda mais energia para nossos clientes...", disse Marcos Aurélio Alvarenga, superintendente de compra e venda de energia no atacado da Cemig.
A companhia afirmou ainda que tem adquirido energia no mercado livre em várias modalidades, tendo ao longo deste ano promovido chamadas públicas com produtos de duração menor, que variavam a três meses a dois anos.