O aquecimento global é um tema de preocupação mundial. Estima-se que a emissão de gases de efeito estufa (GEE) já aumentou a temperatura média no planeta em 1,2 graus Celsius. No entanto, medidas simples tomadas não só por consumidores, mas também por produtores rurais, podem ajudar a mudar essa realidade. E é focada nessa questão que uma coalizão formada pela parceria de quatro empresas - FairFood, dsm-firmenich, NoCarbon e CaraPreta - lançou o selo GO PLANET™, uma certificação que atesta que produtores de carnes, leites e derivados implementaram práticas de redução de emissões de metano em seu processo produtivo.
"Decidimos desenvolver uma certificação independente para a cadeia produtiva que já adota estratégias para reduzir a emissão de gases de efeito estufa", explica Fernanda Marcantonatos, líder de Novos Negócios em Sustentabilidade da dsm-firmenich na América Latina. "O consumidor busca informação e muitos produtores que estão interessados em promover essa redução dos gases de efeito estufa querem se posicionar também dessa maneira", diz ela.
"Os interessados na certificação podem ser fazendas ou indústrias, mas a coalizão está recebendo demanda de restaurantes, por exemplo, que querem ter um prato com um selo, e até de supermercados que querem produtos com esse apelo nas suas gôndolas", conta Fernanda. "Como consumidor ou como empresa, todo mundo tem um papel para ajudar a diminuir o aquecimento global. São pequenas ações que vão gerar grandes mudanças", finaliza.
Saiba mais sobre o selo GO PLANET™ no link.