A cerveja mexicana Corona ultrapassou a Petrobras e se tornou a marca mais valiosa da América Latina, segundo ranking divulgado nesta terça-feira pela BrandAnalytics. A cervejaria aumentou o valor da marca em 29% no último ano, passando a US$ 6,6 bilhões (cerca de R$ 14,52 bilhões).
Já a Petrobras, que caiu da primeira para a quarta colocação, viu o valor da marca desvalorizar 45% no período, passando de US$ 10,6 bilhões em 2012 para US$ 5,8 bilhões. De acordo com a BrandAnalytics, a desvalorização da Petrobras está ligada a queda das ações da estatal no mercado de capitais.
A marca brasileira melhor colocada no ranking foi a Skol, que apresentou valorização de 39% no último ano e passou da quinta para a terceira colocação, com valor de mercado avaliado em US$ 6,52 bilhões.
O estudo analisou marcas da Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Peru e México. Juntos, estes países representam cerca de US$ 4,75 trilhões em Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas), o equivalente a quarta maior economia do mundo, ficando atrás do Japão.
O valor total das 50 marcas mais bem colocadas é de US$ 135,3 bilhões, abaixo dos US$ 135,7 bilhões registrados no ano passado, segundo a pesquisa.
Confira as 10 marcas mais valiosas da América Latina, segundo a BrandAnalytics:
Marca | Categoria | País | Valor da marca em 2013 |
Corona | Cerveja | México | US$ 6,62 bilhões |
Telcel | Telecomunicações | México | US$ 6,57 bilhões |
Skol | Cerveja | Brasil | US$ 6,52 bilhões |
Petrobras | Energia | Brasil | US$ 5,76 bilhões |
Falabella | Varejo | Chile | US$ 5,61 bilhões |
Bradesco | Bancos | Brasil | US$ 5,49 bilhões |
Ecopetrol | Energia | Colômbia | US$ 5,13 bilhões |
Claro | Telecomunicações | América Latina | US$ 4,45 bilhões |
Itau-Unibanco | Bancos | Brasil | US$ 4,00 bilhões |
Aguila | Cerveja | Colômbia | US$ 3,90 bilhões |