Oferecimento

Chineses cogitam vender TikTok a Elon Musk para escapar da proibição do app nos EUA

Pequim busca uma saída para a rede social não ser banida do país

14 jan 2025 - 14h23
(atualizado às 14h56)
Há uma possibilidade da plataforma X de Musk assumir o controle do TikTok nos EUA.
Há uma possibilidade da plataforma X de Musk assumir o controle do TikTok nos EUA.
Foto: Reprodução / Richard Bord / Getty Images

Elon Musk, homem mais rico do mundo, pode adquirir as operações americanas do TikTok. O bilionário é cogitado pelo governo chinês como um possível controlador da rede nos Estados Unidos, caso a Suprema Corte não interrompa o banimento previsto para os próximos dias.

A rede social será banida do país em 19 de janeiro se não for vendida para uma empresa americana. Segundo a Bloomberg, um dos cenários discutidos pelo governo chinês é que a plataforma X de Musk assuma o controle do TikTok nos EUA e operaria as empresas juntas.

Publicidade

Embora este cenário tenha sido discutido, as autoridades de Pequim preferem que o aplicativo permaneça sob o controle da ByteDance. O Tiktok tem mais de 170 milhões de usuários nos EUA.

Suspensão

A suspensão do TikTok pode começar a valer já no dia 19 de janeiro, a menos que a ByteDance decida vender a plataforma para outra empresa ou a Suprema Corte dos EUA derrube a legislação federal que sustenta o bloqueio.

A Corte deve ouvir os argumentos sobre o caso na próxima sexta-feira, 17. No início do ano, a Suprema Corte ouviu argumentos orais sobre a lei que exige que o TikTok seja vendido para uma empresa americana. 

Segundo o The New York Times, os juízes demonstraram inclinação para manter a suspensão. Se o TikTok for banido, as informações dos usuários americanos podem ser transferidas para a China.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações