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Cielo acompanha tendências para o varejo em 2025 com soluções para o mercado brasileiro

Evento NRF 2025 aconteceu em Nova Iorque e reuniu os principais nomes do varejo mundial; veja as novidades.

24 jan 2025 - 13h52
(atualizado às 18h19)
Foto: Divulgação/NRF 2025

A NRF 2025 Retail’s Big Show, maior evento sobre as tendências mundiais do varejo, aconteceu há poucos dias em Nova Iorque (EUA) e, se há quem diga que o ano do brasileiro só começa depois do Carnaval, no varejo a virada de chave acontece após os insights trazidos pelos grandes nomes do setor neste encontro anual.

“A jornada de compra mudou definitivamente?", “Quando e como aplicar a IA no negócio de forma efetiva?", “Como personalizar ainda mais a experiência do cliente?", estes podem ser alguns dos questionamentos de quem está atrás do balcão no dia a dia ou melhor, fechando uma venda por Whatsapp por meio de um link de pagamento.

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Há 29 anos simplificando a vida de milhões de pequenos empreendedores, varejistas e consumidores, com presença em 99% do território nacional, a Cielo traz para os brasileiros as principais inovações apresentadas na edição de 2025 da NRF Retail 's Big Show. 

Com um portfólio diverso, os produtos da Cielo são desenvolvidos a partir de soluções inovadoras, com tecnologia de ponta pensadas por quem entende as necessidades complexas do cotidiano do varejo, integrando toda a cadeia de valor. São soluções que facilitam a jornada da venda e de quem a opera, proporcionando uma experiência de compra sem atritos para o cliente. 

Revolução no varejo e tendências

Presente em todos os dias de evento, a Cielo acompanhou de perto o que rolou em Nova Iorque para mostrar um panorama de como será 2025 no setor.

Se antes o varejo tinha um olhar voltado para operação e produto, durante o evento confirmou-se uma mudança de eixo condutor: hoje, varejistas que desejam crescer precisam focar esforços em analisar os dados e antever as demandas de seus clientes. 

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Parte deste momento de mudança no varejo se dá pelo fato de que a jornada de compra, que antes partia de uma necessidade do cliente, seguia pela busca do produto e, por fim, a compra, hoje acontece porque um conteúdo desperta seu interesse e, por consequência, cria-se a demanda de consumo.

Vale ressaltar que esta revolução aconteceu, também, porque hoje é possível usar a tecnologia com toda inovação impulsionada pela integração de dados e a Inteligência Artificial, como contam Estanislau Bassols, CEO da Cielo, e o Carlos Alves, Vice-presidente de Tecnologia e Negócios, direto da NRF 2025 em Nova Iorque: AQUI

Aplicando a Inteligência Artificial na prática

A Inteligência Artificial vem ganhando cada vez mais espaço e, segundo dados divulgados pela própria NRF, 60% das vendas já são feitas por influência da IA como agente. Atualmente, a IA entra como agenda de prioridade para facilitar a interpretação de dados e possibilitar que as empresas possam suprir as demandas do cliente de forma hiperpersonalizada. 

“Fala-se muito em Inteligência Artificial e tecnologia e como ela está sendo aplicada em inúmeras frentes: tanto no front-end com cliente quanto no backoffice ou seja, tanto em custos como em receitas", explica o CEO da Cielo, Estanislau Bassols, que acompanhou todos os dias da NRF 2025.

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Indo ao encontro desta tendência, a Cielo adota uma abordagem realista e atenta às tendências de Inteligência Artificial (IA) em áreas como marketing, atendimento, logística e recursos humanos. A empresa vê a IA como uma ferramenta para manter o cliente no centro das decisões, simplificando a gestão dos negócios.

Um exemplo dessa aplicação é o caso de análise preditiva das maquininhas. Atualmente, os comerciantes recebem mensagens via WhatsApp sugerindo a troca dos dispositivos, com o processo sendo automatizado por um chatbot. Essa medida evita interrupções nas vendas e assegura que os clientes se sintam bem assistidos pela Cielo.

"Esse avanço reflete a postura da Cielo de adotar a IA em prol da comodidade do cliente. A empresa busca constantemente inovar processos e serviços, sempre priorizando a satisfação dos varejistas." reforça Estanis Bassols, CEO da Cielo.

Confira como funciona a operação preditiva:

Foto: Divulgação/Cielo

Dados apoiando decisões

A importância do uso de dados foi um dos temas centrais discutidos na NRF 2025, onde se destacou a necessidade de soluções que facilitem a jornada de compra do cliente. Nesse contexto, a aplicação de dados no varejo torna-se cada vez mais relevante e com intuito de apoiar o varejista brasileiro de forma integral, a Cielo também disponibiliza para seus clientes o Cielo Farol, mecanismo que permite que os varejistas tenham a visão completa do seu negócio, com dados de mercado coletados de forma personalizada. 

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Com Cielo Farol é possível:

  • Entender quanto seu negócio vende em relação aos estabelecimentos do mesmo porte, setor e região da sua empresa;
  • Comparar faturamento com negócios similares e estabelecer metas de crescimento;
  • Obter de forma detalhada o fluxo de clientes e programar novas ações de vendas a partir dos dados, além de descobrir quantas vezes o cliente frequenta seu estabelecimento - o que permite a criação de programas de fidelidade, por exemplo.

Segundo Estanis Bassols, outro foco de discussão durante a NRF foi a omnicanalidade e a complexidade da nova jornada de compra do cliente, já que iniciativas como live shopping, ou seja, a venda por meio das redes sociais, estão cada vez mais presentes no cotidiano do consumidor. Assim, é fundamental pensar sempre em soluções que facilitem a jornada de compra, como a Cielo vem fazendo em todos os seus anos de atuação no mercado brasileiro.

Serviços de valor agregado

Para acompanhar as tendências e oferecer soluções para o varejo, a Cielo conta com o Aliança, programa de parcerias para empresas de tecnologia, com objetivo de fomentar um ecossistema de novos negócios, abrangendo pagamentos, gestão de vendas e outros serviços de valor agregado, integrados ao ecossistema da Cielo.

Os parceiros do Aliança têm acesso exclusivo a recursos tecnológicos, relatórios com dados pertinentes para cada segmento e ao time de vendas da Cielo. Além de contar com um atendimento exclusivo, receber os novos produtos em primeira mão, e participar de eventos, feiras e outras experiências de acordo com o nível de desenvolvimento da parceria.

Para os clientes comuns à Cielo e às empresas parceiras, a vantagem é poder contar com a experiência "one-stop-shop", com acesso a diferentes ferramentas e soluções em um único lugar, garantindo credibilidade, fluidez e segurança. 

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Segundo Estanislau Bassols, presidente da Cielo, mais de 90% dos varejistas acreditam que novas tecnologias de pagamentos contribuem para a fidelização de clientes, destacando a importância de oferecer as melhores ferramentas de pagamentos. O Aliança Cielo reflete esse compromisso, facilitando a vida dos varejistas por meio de automação e integrações eficientes, tornando a Cielo cada vez mais relevante no processo de escolha de aquirencia de empresas de varejo.

Cultura e gestão

Por fim, Cielo deixa um último olhar dessas tendências: o papel da cultura e das pessoas na orquestração dessa revolução de novas possibilidades. É ela que causa o fracasso ou o sucesso de qualquer negócio. Uma cultura forte é o diferencial estratégico que permite não apenas adotar novas tecnologias, mas também transformá-las em um verdadeiro motor de inovação e crescimento. 

Esta iniciativa parte do que a Cielo já defende há quase 3 décadas. “A cultura organizacional e o aprendizado contínuo se confirmaram como pilares fundamentais para o sucesso de qualquer inovação tecnológica", comenta o CEO Estanislau Bassols, direto da NRF 2025, em suas redes sociais.

A jornada de transformação da Cielo exemplifica como a tecnologia e a colaboração entre equipes podem impulsionar novas ideias e mudanças. Inicialmente conhecida apenas como uma empresa de máquinas de cartão, a Cielo evoluiu ao longo de 30 anos para se tornar uma empresa de tecnologia focada na gestão de vendas e meios de pagamento. Essa evolução foi impulsionada por uma cultura de inovação contínua. A empresa valoriza a adaptação às mudanças e o potencial das novas tecnologias, promovendo um ambiente onde todos têm a oportunidade de aprender algo novo diariamente, alinhados a um propósito maior e com líderes preparados para aplicar inovações de forma consistente.

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“O crescimento não acontece em linha reta. Se deixarmos claro para onde estamos indo e tivermos humildade de mudar de percurso quando necessário, a transformação se torna uma realidade. No fim do dia, o futuro – do varejo, da Cielo e de todas as companhias que querem continuar existindo - está em como criamos, como aprendemos continuamente e, em quem escolhemos para estar ao nosso lado nessa jornada” explica Estanis. 

Para acompanhar as principais tendências e dicas de carreira e varejo, o Estanislau compartilha alguns insights em seu Instagram.

Fonte: Cielo
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