As expectativas do varejo brasileiro para o Dia dos Pais que ocorre no próximo dia 11 são as piores dos últimos cinco anos.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a data deve somar um crescimento de 1% este ano.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o segmento espera um quarto do desempenho registrado no ano passado. "Fatores como a alta dos juros, que encarece o crédito, e a inflação elevada, que corrói o salário do consumidor, são determinantes para deixar o brasileiro mais cauteloso", explica o executivo.
Em 2013, a alta de vendas foi de 3,78%, 4,75% em 2012, 6,86% em 2011 e 10% em 2010, de acordo com o SPC e a CNDL. A soma também considera as compras parceladas realizadas na semana que antecede a data, entre 3 e 10 de agosto.
Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais tradicionalmente movimenta os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria.