Estamos em uma época maravilhosa para planejar as férias de fim de ano. Só que agora, a maioria das pessoas não está pensando nisso. Mas quando chega novembro, aí sim, todo mundo quer saber como realizar aquela viagem relaxante, gastando pouco e sem se endividar.
Não há milagres para as conquistas da vida. Existe um planejamento bem feito, mas isso envolve tempo.
Portanto, para você que tem interesse em fazer a coisa certa e já está de olho no planejamento da viagem de fim de ano, me acompanha porque o objetivo aqui é te ajudar a realizar da melhor forma possível.
Passagens e transporte
Especialmente sobre passagens aéreas, acompanhar de perto os valores desde já, vai te ajudar demais a identificar e aproveitar ofertas que surgirão no meio do caminho.
Não se esqueça de conferir seus pontos lá no cartão, para ver se é possível trocar por milhas e conseguir passagens mais em conta.
Também é o momento de colocar no papel qual a melhor opção para aproveitar a viagem. Se for em família, será que uma viagem de carro não compensa mais? Um trecho de avião e outro de carro alugado?
Podem ser várias opções, então, aproveite para rascunhar e pesquisar o melhor cenário com o melhor custo-benefício para você.
Benefícios do cartão de crédito
Comentei sobre as milhas do cartão de crédito, que se você ainda não junta, para esse ano provavelmente não valerá a pena, mas é uma boa dica para começar a pensar, mirando nas viagens do futuro.
Mas também aproveite para ver os benefícios que seu cartão de crédito oferece, como acesso às salas VIPs nos aeroportos. Se precisar de conexões ou chegar muito mais cedo no aeroporto, isso é uma mão na roda.
Outra coisa são os seguros, que muitos cartões também oferecem. Seguro contra extravio, seguro saúde etc.
Compre parcelado
Quando a gente começa o planejamento com antecedência, uma vantagem é conseguirmos parcelar, pagar aos poucos os custos da viagem e quitá-la antes de embarcar. E assim usufruir com tranquilidade e sem dívidas.
Compre passagens e hospedagem com antecedência e com parcelas que cabem no seu bolso. Coloque o número das parcelas no máximo de tempo que falta para a viagem, para garantir que não irá viajar com essas pendências.
Junte uma quantia por mês
Nem tudo pode ser parcelado e quitado com antecedência, então, você precisa ter essa grana disponível para levar e pagar o que precisar. Nada de deixar para a última hora e acabar pegando do cheque especial, ou passando tudo no cartão de crédito ou ainda, pegando um empréstimo no banco.
Organize-se mensalmente para separar uma graninha para sua viagem. Não deixe na poupança nem debaixo do colchão. Coloque em um bom CDB de liquidez diária ou no Tesouro Selic.
Cuidado com os cancelamentos
Já que a viagem está sendo programada com antecedência, uma das coisas que você precisa ficar atento é sobre as políticas de cancelamento. É importante garantir que as passagens e hospedagens, sejam flexíveis. Assim, os imprevistos não farão você perder grana. Cancelar ou remarcar sem dor de cabeça ajuda demais.
Utilize app de pesquisas e promoções
Aproveite para instalar (por um tempo limitado) os aplicativos de pesquisa de passagens e aplicativos para hospedagem. Por lá, você encontra ofertas bem interessantes. E alguns ainda te permitem configurar alertas personalizados de acordo com a sua busca.