Ficamos procrastinando várias coisas que são fundamentais para nossas vidas como, por exemplo, organizar as finanças. E não precisa ser algo mirabolante. É possível organizar a sua grana em apenas 30 dias. Quer saber como? Confira o planejamento abaixo:
- Semana 1: identificando o terreno
Nesta primeira semana, você só precisa estar a par de tudo que está acontecendo na sua vida, ter conhecimento da sua situação atual. Sem tentar esconder faturas de cartão, cobranças financeiras… Esse é o momento crucial de você encarar sua realidade, a fim de resolver definitivamente sua situação. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- 1) Onde você está pisando neste exato momento?
- 2) Seu ponto de partida é sua realidade. Como ela está?
- 3) Quanto dinheiro você recebe?
- 4) Quanto gasta?
- 5) Com o quê?
- 6) Quanto tá devendo?
- 7) Pra quem?
- Semana 2: definindo estratégias
Para onde deseja ir? De acordo com o que viu na primeira semana, o que deseja mudar/melhorar? Por que deseja mudar isso?
Liste tudo que gostaria de mudar e melhorar na sua vida financeira. Nesta semana, tente ao máximo se despir de julgamentos, do tipo: "Ah, mas é muita coisa", "Minha situação está muito difícil e não vou conseguir", "Como vou dar conta disso tudo" etc. A única coisa que você precisa fazer neste momento é listar seus desejos de mudanças e melhorias.
- Semana 3: o mais importante primeiro
Você irá pegar sua lista da semana 2 e selecionar de 1 a 3 itens mais importantes. De que forma?
- 1) Qual é o mais urgente?
- 2) Qual mudança trará mais benefícios para outras áreas da sua vida.
- 3) Qual é mais rápido de resolver?
- Semana 4: plano de ação
A última semana deve ser utilizada para criar seu plano de ação para os próximos meses. Você já está com as principais informações e ferramentas nas mãos, conhece sua realidade financeira, já identificou o que deseja mudar e o que é mais importante, portanto, sabe para onde quer ir, onde quer chegar.
Neste momento você precisa entrar em ação e fazer o que precisa ser feito, passo a passo para resolver seus problemas financeiros. Qual o primeiro passo a ser dado? Melhorar o currículo? Cancelar o cartão de crédito?
Defina um primeiro passo e realize na quarta semana, salvando assim as suas finanças em apenas 30 dias.