Diferentemente de outras datas de varejo, essa data conversa com todos os perfis de clientes de um negócio, não sendo necessário segmentar estratégias a apenas uma parcela de público (ex: Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc). Basta ser um cliente (novo ou antigo) para ser lembrado e reconhecido pelo valor que tem para o negócio.
O Dia do Cliente é comemorado desde 2003 no dia 15 de setembro aqui no Brasil, criado pelo empresário João Carlos Rego, no Rio Grande do Sul. A ideia dessa celebração surgiu como estratégia para estreitar o relacionamento entre empresas e pessoas, contribuindo na fidelização.
Mas, como essa data de varejo contribui na fidelização?
A regra dos relacionamentos de sucesso de longo prazo vale tanto nas relações afetivas como nas relações entre marcas e pessoas: é preciso dar importância para ter importância.
A marca que articula com o desejo pode gerar atração, mas não fideliza se não for capaz de construir laços afetivos, pois a relação fica frágil e não se sustenta. É preciso cuidar para a relação prosperar. Cuidar do outro é um dos fatores de sucesso de qualquer relacionamento e não é diferente no mundo dos negócios.
Oportunidades como o Dia do Cliente são a "desculpa perfeita" para demonstrar para seu cliente o quanto ele é especial, surpreendendo-o com iniciativas de valor que o fazem se sentir importante, notado, percebido - o que está longe de ser um simples envio de e-mail marketing dizendo "feliz dia do cliente" com um cupom de desconto.
Se você quer levar a relação marca-cliente a outro nível, precisa de mais do que isso para gerar uma boa impressão e não ser apenas mais um "parabéns", dentre tantos outros na sua caixa de e-mail.
Isso não requer necessariamente grandes investimentos de dinheiro, mas de energia e empatia para pensar no seu cliente. No fim, quando os líderes de negócio e marqueteiros de plantão têm uma real vontade de retribuir às pessoas que sustentam o negócio, a criatividade aflora e pequenas ações geram grandes impactos emocionais. Às vezes, uma simples carta à mão mostrando que você se importa, vale mais do que um brinde sem personalidade, que qualquer um vai ganhar.
Para se conectar com pessoas, a empresa precisa se humanizar e reconhecer cada indivíduo como único.
Basta refletir: o que você mais gostou de ganhar de presente no seu aniversário ou nas datas comemorativas?
Normalmente, são coisas ou experiências que você já desejava e não precisou nem pedir ou coisas que você nem sabia que existiam, mas são a "sua cara". Por trás dessas situações, há alguém que te estudou, te notou e te surpreendeu, mostrando que se importa com o que é importante para você. Isso é ser relevante de verdade e estreitar laços. Isso gera uma necessidade de reciprocidade no outro, fazendo essa pessoa querer retribuir o carinho. No caso de um cliente, a retribuição vem em forma de recomendação, preferência e recorrência.
Eu, pessoalmente, acredito que o Dia do Cliente pode ser mais do que uma data promocional, mas uma chance incrível de demonstrar o valor das pessoas que fazem o seu negócio prosperar.
Muitas empresas aproveitam o Dia do Cliente para fazer ações como sorteios, descontos e distribuição de brindes. Tudo isso é válido, mas não se esqueça de refletir antes no propósito da iniciativa: estreitar laços com seus clientes e, por consequência, gerar vendas e fidelização. O inverso é fraco.
Não perca a chance de marcar presença no coração das pessoas.
Num mundo em que as relações estão rasas e ninguém sabe nadar em águas mais profundas, os que o fazem certamente deixam marcas mais profundas no coração das pessoas.
Afeto é tudo que realmente nos afeta. Pense nisso quando for pensar no Dia do Cliente.
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