A Inteligência Artificial generativa – que ficou famosa por causa do ChatGPT – já está na publicidade brasileira. A tecnologia permite maior personalização para as campanhas publicitárias, dando agilidade no desdobramento das peças, que é feito de forma automatizada. E as vendas com a personalização dos anúncios aumenta em até 40%.
“As equipes criativas criam peças originais e impactantes para o lançamento de uma campanha, mas é comum surgirem entraves na hora de obter formatos e tamanhos diferentes para os espaços publicitários disponíveis no ambiente online – e é nesse momento que se perde muito tempo”, diz Leonardo Jakubauskas, sócio da Overview e criador da plataforma Context2. “Ela garante agilidade na adaptação dos conteúdos, torna-os mais relevantes para o usuário e, assim, aumenta a efetividade da campanha.”
De acordo com Leonardo, ao levar em consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de conversão desses anúncios aumenta, em relação às demais ferramentas de segmentação. As adaptações são feitas respeitando as diretrizes fundamentais da campanha, como a identidade visual e as instruções de comunicação.
“Um de nossos anunciantes é uma marca de chocolates que, obviamente, tem uma veiculação forte em sites de receitas. No entanto, em segundo lugar vem o nicho de receitas fitness, porque muitas pessoas procuram como fazer sobremesas que usam chocolate 70% cacau”, explica o sócio da Overview. “Depois que visualizamos esses insights, conseguimos aumentar o CTR em 76% no primeiro mês. Em 90 dias, o aumento foi de 300%.”
O objetivo é oferecer mais relevância para a marca, impactando o usuário no momento de maior engajamento, alinhado ao contexto de conteúdo consumido pelo público-alvo quando ele está mais propenso a realizar a compra.
Além disso, a tecnologia permite maior personalização para as campanhas publicitárias, dando agilidade no desdobramento das peças, que é feito de forma automatizada.
Vale observar que a plataforma Context2 também vem equipada com duas funções que aumentam a efetividade dos anúncios. Uma delas, batizada de Asset Quality Rating (AQR), permite um ranqueamento de palavras-chave e das peças geradas pela IA. Jakubauskas explica que, com a funcionalidade, é possível obter dados e insights que, anteriormente, seriam impossíveis de se extrair.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.