O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian revelou um aumento significativo de 15,1% na procura por recursos financeiros em abril, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Micro e pequenas empresas (MPEs) lideraram essa demanda, registrando um aumento de 15,3%.
Contabilidade On-line: serviço digital com um contador à sua disposição a partir de R$ 79,90/mês
As grandes empresas também apresentaram crescimento na busca por crédito, com um aumento de 9,6%, seguidas pelas empresas de médio porte, que tiveram uma alta de 9,2%.
Segundo especialistas, entre os motivos para esse aumento está o programa Desenrola Pequenos Negócios do Governo Federal que oferece a oportunidade para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte renegociarem suas dívidas com instituições financeiras.
A contadora Clara Fonseca, que atua na área de legalização de empresas na Agilize, primeira empresa de contabilidade online do Brasil, concorda que essa possibilidade de negociação incentiva os empresários a buscarem novos recursos. Isso porque, ao diminuir o peso de dívidas antigas no caixa das empresas, o programa restaura a capacidade desses novos negócios buscarem novos créditos e investimentos,
“O programa facilita a renegociação das dívidas, proporcionando aos empreendedores a oportunidade de quitar suas pendências e acessar novas linhas de crédito”, afirma.
Segundo a especialista, o crédito ajuda na sustentação do negócio, auxilia os microempreendedores a manterem a operação funcionando bem e de forma contínua.
“Com isso o empreendedor consegue investir no crescimento, podendo expandir significativamente suas atividades e faturamento”, diz.
Mas ela alerta que é essencial se atentar para alguns pontos antes de obter o crédito e a decisão precisa ser tomada de forma que proteja a saúde financeira do negócio.
“O planejamento financeiro é uma ótima ferramenta para avaliar o valor que será necessário e de que forma ele será alocado na operação. Além disso, é muito importante avaliar a capacidade de pagamento no curto e no longo prazo”, explica.
O planejamento financeiro permite que a empresa:
• Avalie Necessidades Reais: Determine com precisão o valor necessário para investimentos ou para cobrir despesas operacionais.
• Estabeleça Prioridades: Identifique as áreas que necessitam de mais recursos e que podem trazer maior retorno.
• Projete Fluxo de Caixa: Preveja receitas e despesas futuras para assegurar que a empresa pode honrar os compromissos financeiros assumidos.
• Minimize Riscos: Analise os riscos envolvidos e desenvolva estratégias para mitigar possíveis impactos negativos.
• Aproveite Oportunidades: Esteja preparada para aproveitar oportunidades de crescimento que surgirem, utilizando o crédito de forma estratégica.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.