É um fato que simplesmente não pode ser ignorado por quem empreende: o consumidor está de olho na sustentabilidade e escolhe um produto com isso em mente. E qual seria a real importância da sustentabilidade na hora em que o consumidor escolhe um produto?
Pesquisa de agosto de 2022 feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises no Rio dá pistas: 79% dos entrevistados dizem que seus hábitos levam em consideração o meio ambiente. Além disso, 55,8% dizem preferir comprar de empresas que adotem práticas socioambientais.
“Essa é uma tendência que vem ganhando corpo há anos, e que só se intensificou diante da pandemia, um evento que afetou tantos aspectos da vida da população. Mais e mais, veremos os consumidores escolhendo companhias que valorizam esses princípios. E eles não param preocupação ambiental; contemplam também aspectos sociais e éticos”, diz Satye Inatomi, sócia da Jahe Marketing.
Esmagadora maioria prefere serviços sustentáveis
Outro levantamento, este feito pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), indicam que 87% da população brasileira dá preferência a produtos e serviços sustentáveis. E 70% dos entrevistados não se importam de pagar um pouco a mais por isso.
“A atenção ao meio ambiente tornou-se um assunto incontornável. Ele está presente independentemente do ramo em que se trabalha, e também faz parte de nossas vidas pessoais. É necessário consumir e produzir reduzindo os impactos ambientais – e, sempre que possível, elevando os impactos positivos na sociedade”, analisa Thaís Faccin, também sócia da Jahe Marketing.
Porém, não basta colocar essas ações em prática. É preciso comunicá-las corretamente não apenas ao mercado, mas também ao público da marca. “A maneira de maximizar esse impacto já tem nome: é o marketing verde. E, embora a estratégia esteja baseada nos pilares básicos do marketing convencional, ela possui algumas peculiaridades”, afirma Inatomi.
4 dicas para turbinar o marketing verde do seu negócio
A melhor forma de começar essas ações em sua empresa é usar e abusar do marketing. Mas é importantíssimo dizer que antes de chegar a isso, é preciso desenvolver ações práticas na empresa.
“Para responder a essa pergunta, é mais fácil dizer por onde não começar: pelo marketing. Para comunicar da melhor maneira possível as ações do negócio voltadas à sustentabilidade, é preciso primeiro desenvolvê-las”, diz Faccin.
Quatro dicas para turbinar o marketing verde dos negócios
- • Diminua o uso de papel. “Pode parecer óbvio, mas talvez sua empresa não tenha criado uma estratégia consciente para diminuir o uso de papel”, diz Inatomi. O processo de digitalização de documentos e o emprego de sistema de nuvem para armazenar arquivos são atitudes que reduzem o desperdício de recursos. E tudo que vem com ele, como pacotes de plásticos, clipes e grampos, pastas, canetas, entre outros.
- • Revise o consumo e desperdício de água na linha de produção, e invista na criação de produtos cuja durabilidade é maior. “Pode parecer contraproducente para os negócios, já que itens que duram mais não precisam ser trocados por novos com frequência. Mas certamente precisam de acessórios e manutenção, o que gera novas oportunidades, além de reduzir o descarte de materiais”, afirma Faccin
- • Incentive práticas saudáveis dentro da companhia, criando espaços para estacionar bicicletas, por exemplo, ou valorizando espaços de convivência ao ar livre.
- • Aplique mudanças sejam reais. “Quando uma marca adota um discurso sustentável, mas não o pratica, ela é acusada de praticar greenwashing que, em tradução livre, significa que a empresa está ‘se pintando de verde’. O termo também é adotado quando, apesar de tomar algumas atitudes ecologicamente corretas, o impacto ambiental causado ainda é maior do que as medidas de atenuação”, explica Inatomi.