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Como lidar com um chefe tóxico (antes de pedir demissão)

Conheça os truques da especialista Robyn L. Garrett para lidar com chefes tóxicos

3 out 2023 - 06h25
Foto: Adobe Stock

Chefes tóxicos são muito comuns: Eles são a razão pela qual 57% dos funcionários deixaram seus empregos, de acordo com um relatório. Mas você precisa do salário. Robyn L. Garrett, escritora e CEO da empresa de coaching de liderança Beamably, tem um "truque secreto" para descobrir se é hora de abandonar o barco.

"Definir seus valores pessoais pode ser tremendamente poderoso para lidar com uma questão como essa. Não apenas quais valores são mais importantes para você, mas também quais você se opõe ativamente", Garrett disse ao podcast "New Here" da Harvard Business Review em setembro último. "Nem sempre sabemos por que temos sentimentos negativos sobre o local de trabalho, mas se você dedicou tempo para definir seus valores, pode torná-lo muito mais claro."

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É hora de pedir demissão?

Você provavelmente deve considerar deixar o emprego se for completamente contrário à abordagem do seu chefe em um nível moral. Se o problema não for tão grave, como um problema de comunicação, você pode encontrar uma maneira de lidar com seu gerente frustrante, disse Garrett.

Primeiro passo: identificar os vários fatores que definem seu relacionamento com seu chefe e usar essas informações para elaborar um plano de ação.

"Quais são as necessidades deles? Quais são as motivações deles? Quais são as suas necessidades? Quais são as suas motivações? Como essas coisas entram em conflito? Mas como também podem funcionar juntas? E existem maneiras de vocês dois chegarem a um acordo", indaga Garrett.

Se seu chefe (ou chefes) for flexível e estiver torcendo pelo seu sucesso – sua toxicidade se manifesta de outras maneiras – eles estarão dispostos a chegar a um acordo, disse Garrett. Se eles estiverem presos às suas maneiras, você terá que recorrer a mudar seu estilo de comunicação para se adequar ao deles.

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Se você abordar os chefes sobre seus sentimentos, por exemplo, eles podem não ser receptivos. Se você vier preparado com pesquisa e dados que apoiem seu argumento, você pode ter mais sucesso.

"Muitos chefes são motivados exclusivamente pelo dinheiro. Eles se preocupam muito com seus KPIs e métricas", disse Garrett.

Garrett fala por experiência própria. Uma vez, enquanto trabalhava em uma posição internacional, seu chefe realizava "chamadas de conferência às 2 da manhã que duravam duas horas e meia", e depois atribuía tarefas para ela completar depois, ela disse.

"Tentei me comunicar com essa pessoa, mas ela era muito agressiva e se aproveitou de mim porque eu era jovem", acrescentou.

O confronto não é a melhor saída

De fato, a confrontação direta pode não ser sua melhor saída: 69% dos líderes no local de trabalho já dizem se sentir desconfortáveis ao se comunicar com seus funcionários, de acordo com uma pesquisa de 2016 da Harris Poll e da empresa de comunicações Interact.

Seja qual for a decisão que você tomar, não se esqueça de cuidar de seu bem-estar físico e emocional: Ambientes de trabalho tóxicos podem contribuir para a ansiedade, a fadiga mental e o estresse, dizem os especialistas.

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"É importante se proteger o tempo todo", disse Garrett. "Certifique-se de cuidar de você, porque ninguém fará isso por você".

Fonte: CNBC Make It

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