Uma pesquisa recente da GfK aponta que 54% dos brasileiros desejam trocar de celular em 2024. Os também dados mostram que hoje o consumidor troca de aparelho com menos frequência, passando cerca de 24 meses ou mais com cada aparelho que adquire.
Isso se deve aos preços elevados dos modelos mais recentes, que segundo uma pesquisa da Hibou, empresa especialista em pesquisas e análises mercadológicas, vem influenciando cerca de 36% dos consumidores a trocar de celular com menos frequência. Ainda que os altos custos sejam uma barreira, um relatório da IDC prevê um crescimento de 6% nas vendas do setor em 2024.
Para aqueles que esperam comprar um celular neste ano, a Klubi, fintech operadora de consórcios de automóveis e celulares, separou alguns pontos importantes que devem ser considerados pelo consumidor para planejar a compra de um aparelho sem prejudicar as finanças:
Qual é o tipo de celular ideal para você?
Avalie o melhor modelo de acordo com suas necessidades antes de fazer um investimento. Se sua prioridade está nos jogos, procure os modelos com melhores opções de memória e gráficos. Se for usar para viajar ou momentos de lazer em que tira muitas fotos, foque na câmera e armazenamento.
Mas se for para uma rotina diária de trabalho e uso de aplicativos mais simples, talvez o ideal seja focar em um aparelho com maior duração de bateria.
Refine sua busca para chegar no modelo que deseja
Assim que entender qual deve ser o diferencial do seu novo celular, você vai encontrar diversas opções de marcas e modelos com variados preços. Vale comparar os modelos mais novos com os mais velhos para entender qual compensa mais no custo x benefício.
Às vezes as fichas técnicas são muito similares e a grande diferença pode estar apenas no preço.
Planeje sua compra
Depois de encontrar as melhores opções, você já vai conseguir ter uma ideia do quanto deve gastar para adquirir seu novo celular. Mas e agora, como comprar? À vista? À prazo? Com juros?
De acordo com Eduardo Rocha, CEO do Klubi, “No Brasil, todo mundo tem um celular, mas muitas pessoas têm dificuldade para obter o crédito necessário para ter um bom celular. Foi assim que montamos o produto que batizamos de Compra Planejada, que entrega a possibilidade de se adquirir um smartphone num prazo de até 24 meses, sendo que a partir da 6ª mensalidade paga já há a possibilidade de resgatar 100% do crédito. É um investimento muito mais acessível e de curto prazo para adquirir um bem”, explica o executivo.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.