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Como usar o TikTok para impulsionar seu pequeno negócio

Especialista explica como usar a plataforma e mudança que pode ajudar negócios locais

7 set 2022 - 06h10
Foto: Adobe Stock

O TikTok está testando uma nova funcionalidade que pode mudar a forma como os usuários descobrem comércios e serviços próximos de onde estão, o que pode ser uma grande oportunidade para empreendedores, especialmente os pequenos.

O TikTok está levando o conteúdo personalizado para o próximo nível”, afirmou o consultor em Negócios Digitais Fernando Souza, sobre o novo Feed de conteúdo “Próximo” ou "Por perto". 

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A funcionalidade ainda está sendo testada por apenas alguns usuários. Mas, atualmente já é possível observar um crescente número de postagens de usuários indicando ou apresentando negócios locais. 

Veja o que pode mudar com a nova funcionalidade e como tomar proveito dessa mudança, além de saber como o TikTok já pode fazer parte da sua estratégia de divulgação. 

Como funciona o Feed de conteúdo “Próximo /Perto”? 

 “Em geral quando estamos num bairro desconhecido ou visitando uma cidade, quando queremos procurar um estabelecimento não pensamos em ir para o TikTok. Agora isso pode começar a ser cogitado”, afirmou o especialista. 

De acordo com Fernando Souza, com o Feed de conteúdo próximo os negócios locais, bares, restaurantes, lojas, boutiques, terão mais assertividade ao produzir um conteúdo ou mesmo fazer uma ação com influenciadores. 

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 A nova aba será uma a mais, assim como existem as abas “Seguindo” e “Para mim”, e apresentará os conteúdos geograficamente localizados perto do usuário. “Potencialmente passarão a entregar para pessoas mais próximas ou no entorno de seus negócios”.

Para pequenos comércios, vale a pena entrar no TikTok?

De acordo com Fernando Souza, a premissa a ser avaliada por enquanto é se seu público já está na plataforma. 

Atualmente, a predominância da plataforma é de jovens adultos”, afirmou. 

O segundo ponto é entender se a marca tem uma característica jovem, extrovertida. “Se a resposta for sim para as duas questões, vale a pena pensar em entrar na plataforma sim.”

Como começar a produzir para colocar minha marca no TikTok?

“Em geral boa parte das estratégias de sucesso atualmente de certa forma passam pelos influenciadores”, explicou Fernando Souza. 

De acordo com o publicitário, até mesmo os conteúdos patrocinados de muitas marcas são produzidos pelos chamados “creators”. Como forma de pagamento, para quem está com pouco dinheiro para investir, existe ainda a possibilidade de fazer parcerias e trocas. 

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“Claro que se a marca não tiver recursos para fazer uma parceria com um criador de conteúdo, ou até mesmo dificuldade de fazer permutas, vale produzir conteúdo proprietário, mas, sempre que possível, é indicado buscar alguém que seja nativo da plataforma, que já tem o tom, entende as características e pode ajudar a cocriar com a empresa. Essa continua sendo uma ótima opção”, afirmou Souza. 

Mas dá pra ter um bom resultado no TikTok investindo pouco? Para Fernando Souza, a resposta é sim: “Sem dúvida. Como o alcance da plataforma ainda é alto, mesmo investido pouco, vale a pena. A grande questão é que o investimento é o combustível de um bom conteúdo, mesmo com muito dinheiro, se o conteúdo não estiver alinhado com as características do TikTok, as chances de conseguir engajamento e resultados são bem mais baixas”, finalizou. 

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