A confiança das empresas alemãs melhorou inesperadamente em janeiro graças a uma avaliação mais positiva da situação econômica atual, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, embora analistas tenham dito que muitas empresas permanecem pessimistas com a incerteza que paira sobre elas antes das eleições.
O instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios subiu para 85,1 em janeiro, de 84,7 no mês anterior. Os analistas consultados pela Reuters previam uma leitura de 84,7.
O índice de condições atuais subiu de 85,1 em dezembro para 86,1 em janeiro, enquanto o índice de expectativas caiu ligeiramente de 84,4 para 84,2.
Embora a avaliação da situação atual tenha melhorado, as empresas continuam preocupadas com um futuro incerto.
"As empresas continuam pessimistas", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, em uma coletiva de imprensa sobre os resultados.
O índice de expectativas está em seu nível mais baixo em um ano, observou Carsten Brzeski, chefe global de macro do ING.
"É óbvio que os resultados das eleições nos EUA e a incerteza política na Alemanha, antes das próximas eleições, ainda estão pesando sobre o sentimento", disse Brzeski.
A Alemanha realizará uma eleição nacional antecipada em 23 de fevereiro, após o colapso da coalizão tripartite de centro-esquerda do chanceler social-democrata Olaf Scholz.