Três das quatro marcas de vinho e champanhe mais valiosas do mundo são francesas, segundo mostra o relatório da consultoria Brand Finance, de 2024. Em primeiro lugar, aparece Moët & Chandon, marca que registrou um aumento de 9% em seu valor em um ano e hoje é avaliada em US$ 1,4 bilhão (R$ 7,74 bilhões).
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O segundo lugar no ranking fica com a marca Chandon, também aa mais conhecida dos brasileiros. Na lista da Brand Finance, a que aparece aqui está baseada nos Estados Unidos e é avaliada em US$ 1 bilhão (R$ 5,56 bilhões).
Outras duas francesas fecham o top 4. A Veuve Clicquot, cujo valor da marca subiu 2%, saltando para US$ 959,2 milhões (equivalente a R$ 5,33 bilhões), e a Dom Pérignon, que passou por valorização de 7% e agora é avaliado em US$ 799,8 milhões (cerca de R$ 4,44 bilhões.
Para completar o ranking, uma marca chinesa. Embora tenha desvalorizado em 33%, ainda se destaca devido ao grande Índice de Força da Marca. A Changyu caiu da segunda para quinta posição, com valor estimado de US$ 706,8 milhões (R$ 3,92 bilhões).
Henry Farr, diretor de Brand Finance comenta o ranking.
"A indústria do vinho está passando por uma transformação significativa, à medida que tanto os produtores quanto os consumidores se tornam mais conscientes do ponto de vista ambiental. A pesquisa da Brand Finance revela que a sustentabilidade agora impulsiona substanciais 11% da consideração dos clientes no setor", diz.
Segundo o executivo, as empresas estão adotando práticas como redução do uso de pesticidas, reciclagem de água e tratamento justo aos trabalhadores.
Confira a seguir o preço das garrafas das marcas mais valiosas.
As 10 marcas mais valiosas de vinho e quanto custam suas garrafas:
- Moët & Chandon ($ 1,4 bilhão): uma garrafa de 750 ml de um dos champanhes da marca é encontrada por R$ 409,90, em uma famosa plataforma de vendas online;
- Chandon ($ 1 bilhão): no mesmo site, há opções de espumantes Chandon que vão de R$ 83,68 a R$ 199,00 a garrafa de 750 ml;
- Veuve Clicquot ($1 bilhão): um dos champanhes da marca também é encontrado por cerca de R$ 400;
- Dom Pérignon ($ 8 milhões): para grupos ainda mais seletos, champanhes da marca são encontrados a partir de R$ 1.715,00;
- Changyu ($ 7 milhões): o vinho de origem chinesa não foi encontrado disponível em nenhum site visitado pela reportagem;
- Penfolds ($ 7 milhões): garrafas são anunciadas a partir de R$ 150;
- Yellow Tail ($ 6 milhões): mais acessível, uma garrafa de um dos vinhos tintos da marca pode ser comprada por R$ 54,90;
- Beringer ($ 5 milhões): também não foi encontrado disponível;
- Jacob’s Creek ($ 3 milhões): garrafas encontradas a partir de R$ 100;
- Lindeman’s ($ 3 milhões): garrafas encontradas a partir de R$ 119.