O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão de assessoramento da presidente da República para formulação de políticas e diretrizes no setor de energia, aprovou nesta terça-feira recomendação para que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realize a 13ª rodada de licitação de áreas de petróleo e gás natural.
Segundo nota do CNPE, publicada no site do Ministério de Minas e Energia, o leilão deve envolver áreas de maior potencial e também campos marginais, voltados para empresas de pequeno e médio portes.
O CNPE não divulgou quantos blocos deverão ser envolvidos no leilão previsto para o primeiro semestre de 2015.
A realização da rodada ainda tem que ser aprovada pela presidente Dilma Rousseff.
Novo gasoduto
Após a reunião, nenhuma autoridade que participou do encontro conversou com os jornalistas, que aguardavam no Ministério de Minas e Energia. A nota publicada no site do ministério informa também que no 1º trimestre de 2015 deverá ser realizada primeira licitação de um gasoduto no modelo de concessão.
Trata-se de duto entre os municípios de Itaboraí e Guapimirim, no Rio de Janeiro, que será utilizado para transportar gás das reservas do pré-sal até a malha existente.
O CNPE informou que estão previstos para 2015 cinco leilões para contratação de energia elétrica, além de leilões para a concessão de 12.963 quilômetros de linhas de transmissão.
Também está sendo “considerada”, segundo a nota, a licitação do segundo elo do sistema de corrente contínua da usina de Belo Monte (PA), com 2.450 quilômetros.
O colegiado também aprovou a agenda de trabalhos para 2015. As reuniões foram programadas para 23 de junho e 8 de dezembro.
Compare preços de gasolina pelo mundo