O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou nesta quarta-feira que as consultas de empresas interessadas em financiamento aumentaram no trimestre móvel encerrado em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Coutinho, o crescimento foi entre 7% e 8%.
"Estamos sentindo a melhoria nas consultas ao BNDES como um sinal moderado de recuperação da atividade econômica no terceiro trimestre", disse o presidente, que lembrou que, quando observados os últimos 12 meses, no entanto, as consultas continuam abaixo do período anterior.
Coutinho evitou fazer um prognóstico para o ano, mas apontou que a melhora mas consultas já pode indicar uma mudança no terceiro trimestre: "Não estamos enxergando sinais de que a queda do segundo semestre esteja de agravando ou se aprofundando. Os sinais são de que a economia parou de cair e estão em processo de recuperação moderada". Apesar no aumento das consultas, os desembolsos continuam ligeiramente abaixo do ano passado.
Ao participar do Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), Coutinho defendeu a desoneração das exportações que, na visão dele, foram prejudicadas também por um câmbio desfavorável nos últimos anos.