Agentes de fiscalização do Procon de Florianópolis intimaram as companhias aéreas a prestarem esclarecimentos sobre o preço das passagens durante o período de realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Raffael de Bona Dutra, e os agentes do Procon estiveram no Aeroporto Internacional Hercílio Luz nesta quinta-feira para entregarem as intimações.
Levantamentos apontam que passagens com destino e saída de Florianópolis para os perídos de junho e julho do próximo ano apresentam aumento de mais 200%, mesmo a capital catarinense não sediando os jogos. Segundo informações de Bona Dutra, o objetivo da operação é questionar se o aumento é justificado.
As quatro companhias que operam em Florianópolis têm dez dias para oferecer a resposta. Caso não apresentem a justificativa, elas podem ser multadas. “No caso, não cabe ao Procon aplicar autuação, pois não é prerrogativa do órgão interferir no livre comércio, mas apenas questionar o aumento nos meses citados, considerando a expectativa da demanda”, afirmou.
De acordo com o Procon municipal, as passagens aéreas subiram 200,67% desde 2005, o que equivaleria mais que o triplo da inflação acumulada no período (55,86%).