A companhia de energia elétrica paranaense Copel fez uma série de anúncios nesta segunda-feira, incluindo venda de ativos e seu primeiro programa de recompra de ações, segundo comunicados que antecedem apresentações a investidores na terça-feira.
A empresa anunciou a venda de 13 ativos de geração de pequeno porte ao grupo Electra Hydra/Intrepid por 450,5 milhões de reais, citando que isso trará "melhoria da eficiência operacional e otimização de alocação de capital".
O conselho de administração da Copel também aprovou primeiro programa de recompra de ações ordinárias e preferenciais, envolvendo até 10% dos papéis em circulação e com prazo de 18 meses.
O programa de recompra poderá adquirir até 129.974.359 ações ordinárias e até 167.933.529 ações preferenciais classe B. A ação preferencial B da Copel encerrou o dia cotada a 9,67 reais, em alta de 3,1%.
O grupo, que na semana passada assinou a renovação de contratos de concessão das hidrelétricas de grande porte Foz do Areia, Segredo e Salto Caxias por um valor total de 4,1 bilhões de reais, também anunciou pagamento extraordinário de 600 milhões de reais em juros sobre capital próprio. O pagamento do JCP ocorrerá em 23 de dezembro.