Oferecimento

Copom aumenta projeção para reajuste das tarifas de energia

Estimativa passou para 11,5% neste ano, de acordo com a ata da última reunião do comitê

5 jun 2014 - 10h48
(atualizado às 10h48)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou a projeção para o reajuste dos preços da eletricidade. A estimativa passou de 9,5% para 11,5% neste ano, de acordo com a ata da última reunião do comitê, divulgada nesta quinta-feira.

O Copom considera essa e outras estimativas, além de análises sobre a economia, para tomar a decisão sobre a taxa básica de juros (Selic). Na quarta-feira da semana passada, o comitê decidiu manter a Selic em 11% ao ano, após nove altas seguidas.

Publicidade

Nas projeções, o comitê também alterou a estimativa para os preços das tarifas de telefonia fixa, que passou da previsão de estabilidade para redução de 4,2%. Na ata, não foi divulgada a projeção para o preço da gasolina, mas apenas a variação ocorrida até abril (1,8%). Também foi considerada pelo Copom a variação do botijão de gás (0,5%).

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, o comitê projeta variação de 5% em 2014 e no próximo ano, mesmo valor considerado na reunião do Copom em abril.

Confira quais são as maiores cargas tributárias do Brasil

Agência Brasil
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se