As reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) passaram a atrair olhares da sociedade brasileira nos últimos meses. No entanto, embora muito se fale sobre o órgão, em razão da Selic - taxa básica de juros da economia brasileira -, muita gente não sabe como funcionam as decisões da entidade.
Instituído em 1996, o objetivo do Copom é estabelecer as diretrizes da política monetária brasileira e definir a taxa de juros. As decisões do órgão – independente desde 2019 e atualmente presidida pelo economista Roberto Campos Neto (2021-2024) – influenciam e impactam diretamente no dia a dia dos brasileiros.
Formalmente, além de definir a taxa Selic, é competência do Copom divulgar o relatório de inflação. O órgão busca, em resumo, controlar a moeda e manter a inflação brasileira dentro da chamada meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Saiba mais sobre o órgão abaixo.
O que é o Copom?
● O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão do Banco Central, formado pelo seu presidente e diretores, todos indicados pelo presidente da República e aprovados pelo Senado Federal;
● O órgão é responsável pela definição da política monetária no Brasil. É competência do Copom definir a taxa de juros e divulgar o relatório de inflação.
Quando a reunião do Copom acontece?
● A cada 45 dias (oito vezes ao ano), os membros do comitê se reúnem para decidir se a meta da taxa de juros básica será mantida ou modificada.
● As reuniões normalmente ocorrem em dois dias seguidos e o calendário de reuniões é divulgado pelo próprio Copom um ano antes. As reuniões ordinárias do Copom são divididas em duas sessões, sendo a primeira sessão reservada às apresentações técnicas de conjuntura econômica e a segunda destinada à decisão da meta da Taxa Selic.
Objetivo da reunião do Copom
● Uma das principais pautas abordadas nas reuniões do Copom se refere ao valor da taxa Selic, juros básicos da economia brasileira;
● A Selic é utilizada tanto por bancos quanto por outras instituições financeiras como referência no momento de conceder empréstimos, financiamentos e aplicações. É, em resumo, um instrumento de controle da inflação e estímulo à atividade econômica;
● Durante a reunião, os membros do Copom analisam diversos indicadores econômicos, como inflação, atividade econômica, comportamento dos preços, entre outros;
● Com base nessas análises, o Copom decide se é necessário elevar, reduzir ou manter a taxa Selic inalterada.
Implicações da decisão do Copom
● A taxa Selic impacta diretamente variáveis econômicas, como o custo do crédito, investimentos, consumo e câmbio;
● Também influencia a política monetária, os juros praticados pelos bancos e o nível de atividade econômica;
● A decisão do Copom afeta também o comportamento dos preços, o mercado financeiro e os investimentos.