Todo ano eleitoral, os eleitores mais engajados demandam produtos que representem seus candidatos.Há uma grande variedade de oferta para isso, das tradicionais camisetas e bonés, até a moda deste ano, as toalhas, além de botons, entre outros. E para atender esse público os empreendedores que atuam nas ruas de São Paulo adaptam o seu estoque.
É o caso do vendedor Kenio Souza, que vende há anos na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta: “Antes da época das eleições, aqui eu vendia mais a bandeira LGBT, agora mais toalhas, bonés e camisetas dos candidatos”, contou o empreendedor.
Outro vendedor, Matheus Dachille, que também atua na Avenida Paulista, conta que o que leva para as vendas depende do local ou do evento. Na Avenida Paulista, por exemplo, ele conta que um candidato costuma vender mais, e já ficou com o estoque de outro encalhado, enquanto em outras regiões da cidade isso muda, a menos que esteja acontecendo um evento específico.
Matheus trabalha com a venda dos produtos temáticos na Paulista nos finais de semana, além de ter um emprego fixo durante a semana.
Matheus conta que trabalha em parceria com o pai, que produz bandeiras como as de posicionamento político e também outras que são vendidas em shows. Então, apesar da proximidade das eleições, ele não tem renda apenas com produtos voltados para os candidatos à corrida presidencial.
No final do mês de agosto, por exemplo, eles produziram e venderam bandeiras temáticos para o show do Iron Maiden, quando a banda de rock se apresentou em São Paulo.
As toalhas e os tecidos são comprados no Brás, e com os tecidos eles mesmos produzem as bandeiras, que demandam trabalho mas podem ter uma margem de lucro maior.