Aumentou de 41% para 47% o apoio da população brasileira à reforma da Previdência nos últimos três meses, segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, publicada na manhã desta terça-feira, 9. A rejeição à medida caiu de 51% para 44%.
A publicação diz que é a primeira vez que, numericamente, os que apoiam a medida estão à frente, mas dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais, representando um empate técnico. A pesquisa mostra que a melhora de aceitação da reforma ocorreu em todas as faixas de renda, escolaridade e idade.
Entre as mulheres, que são mais afetadas pela mudança de regras da aposentadoria, 50% são contra e 39%, a favor. Entre homens, 57% são a favor e 38% são contra a proposta. Já a oposição mais forte à reforma aparece entre estudantes (57% contra e 35% a favor), assalariados sem registro (52% a 41%), funcionários públicos (52% a 42%) e desempregados (51% a 41%).
O texto da reforma da Previdência foi aprovado na Comissão Especial da Câmara na semana passada e pode começar a ser analisado pelo plenário nesta terça-feira.