Oferecimento

Cresce pessimismo do brasileiro sobre a inflação, diz CNI

Em abril, o índice de compras de bens de maior valor recuou 7,5%

27 abr 2015 - 17h57
(atualizado às 17h57)

Um estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (27) indica aumento no pessimismo da população em relação à inflação e ao desemprego depois da leve melhora em março.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Publicidade
O indicador de situação financeira aumentou 7,7% em abril e o de endividamento subiu 0,3% frente a março
O indicador de situação financeira aumentou 7,7% em abril e o de endividamento subiu 0,3% frente a março
Foto: iStock

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) registrou em abril queda de 1% – em comparação ao mês de março – e alcançou o menor patamar desde junho de 2001. "Com isso, o INEC acumula queda de 9,3% no ano e está 8,9% menor do que o registrado em abril de 2014", informa o estudo.

Neste mês, o índice de expectativa da inflação para os próximos três meses caiu 4,4% e o de desemprego recuou 9,8% em relação a março. Quanto menor o indicador, maior é a preocupação da população com a evolução dos preços e da oferta de emprego.

No mesmo período, o índice de compras de bens de maior valor recuou 7,5%

Mesmo assim, a pesquisa mostra que a percepção dos brasileiros em relação à situação financeira atual melhorou um pouco. O indicador de situação financeira aumentou 7,7% em abril e o de endividamento subiu 0,3% frente a março.

Publicidade

O índice de expectativa para a renda pessoal nos próximos três meses aumentou 11,9% em relação ao mês anterior, mas continua 8,9% inferior ao registrado em abril do ano passado. 

Inflação também chegará ao café da manhã, pão francês ficará mais caro
Video Player
Agência Brasil
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se