A criação de vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos aumentou em outubro, apesar dos temores de problemas temporários causados por furacões e greves.
Foram abertas 233.000 vagas de emprego no setor privado no mês passado, após 159.000 em setembro em dado revisado para cima, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego da ADP divulgado nesta quarta-feira.
Economistas consultados pela Reuters previram que o emprego privado aumentaria em 114.000 postos de trabalho, depois de um ganho de 143.000 em setembro, relatado anteriormente.
O relatório da ADP, desenvolvido em conjunto com o Laboratório de Economia Digital de Stanford, foi publicado antes do relatório de emprego de outubro, mais abrangente, do Departamento do Trabalho.
Não há muita correlação entre o relatório de emprego da ADP e o do Departamento do Trabalho. As impressões iniciais da ADP subestimaram, em sua maior parte, os dados de emprego provado no relatório do governo.
O aumento do emprego no mês passado deve ter sido temporariamente contido pelos furacões Helene e Milton, bem como pelas greves dos trabalhadores das fábricas do setor aeroespacial.