Enquanto muitas startups buscam fórmulas mágicas para escalar, a fintech Cronos encontrou uma receita de sucesso tão simples quanto poderosa: identificar necessidades não atendidas do mercado e correr para supri-las.
Essa combinação de visão empreendedora, agilidade e foco no cliente está no DNA da empresa desde sua fundação, em 2018, por Luis Henrique Archanjo.
Naquele ano, ele percebeu que a onda dos bancos digitais estava só começando no Brasil, com o Nubank despontando como maior expoente. Então criou a Cronos para também surfar nessa tendência.
Só que durante a fase de estudos, Archanjo descobriu um mercado muito mais promissor: o mercado de BaaS (Banking as a Service), que permite o desenvolvimento de bancos digitais white label para outras marcas.
"Notei que tinham centenas de empresas buscando ter seu próprio banco digital, mas não existia quem fizesse isso de forma rápida e customizada", relembra.
Nasceu, assim, a Cronos. Com foco total em criar bancos digitais sob medida para cada cliente, de forma muito ágil. Em dias, a fintech provou ser possível entregar uma solução que concorrentes demoravam mais de 3 meses.
Know-how faz a diferença
Mas como uma startup que surgiu "do nada" conseguiu se destacar em um mercado tão complexo e altamente regulado como o financeiro?
A resposta reside na experiência de Archanjo: que antes tinha uma empresa de software especializada no desenvolvimento de soluções diversas personalizadas.
"Já tínhamos esse know-how de criar com rapidez sistemas customizados quando decidimos aplicá-lo ao mercado financeiro", explica o empreendedor.
Além do domínio tecnológico, a Cronos também foi ágil em implementar processos bem definidos para gerir projetos complexos.
Tudo isso permitiu consolidar, na prática, o slogan que virou sua marca registrada: "Crie seu banco digital em 48 horas".
Os resultados dessa estratégia são impressionantes: mais de 1 bilhão transacionado em 2023 e mais de 300 bancos digitais criados para empresas de todos os portes e segmentos, de startups a grandes varejistas.
Atendimento personalizado
Outro pilar do crescimento foi jamais deixar o cliente em segundo plano. Cada novo banco digital é tratado como projeto exclusivo, com equipe dedicada.
"Não vendemos solução pronta. Analisamos caso a caso para entender a fundo os objetivos e necessidades de cada cliente antes de projetarmos seu banco digital 100% personalizado", conta Archanjo.
Esse cuidado é um dos grandes diferenciais da fintech e foi essencial para se consolidar como uma das líderes no mercado.
O próximo passo é levar o mesmo sucesso para o mercado de crédito, atendendo à crescente demanda dos clientes por soluções financeiras completas.
Se a trajetória recente servir de lição, é questão de tempo até a Cronos se tornar líder em originação de crédito para empresas. Acompanhe essa história de sucesso no site e no Instagram @cronos.fintech.