Muito se fala hoje em dia sobre a força dos influenciadores digitais. E todos eles possuem uma história singular, pois sempre começaram em algum outro setor. Esse é o caso do paulista Alex Moro, que começou como sacoleiro e hoje é uma das maiores referências no ensino de técnicas de vendas através do comércio online via marketplace no país, faturando incríveis R$ 18 milhões.
A carreira de Alex começou aos 15 anos de idade, quando vendia, de porta em porta, o amaciante que a irmã produzia. Em 2007, o paulista passou a vender máquinas de cortar cabelo na rua, que comprava ao custo de R$ 1,00 e vendia ao valor de R$ 10,00.
Por levar jeito na sua abordagem de vendas, em 2 ou 3 horas na rua o sacoleiro conseguia vender todos os seus produtos e ainda sobrava tempo para ter outra ocupação que complementasse a sua renda, como motoboy e garçom.
Além disso, o vendedor identificou que com poucas horas na rua, conseguia fazer uma renda maior que seus familiares que trabalhavam CLT. E foi nessa busca por um dinheiro extra e por ter o seu próprio negócio que Moro começou a se aventurar no Mercado Livre.
Foi através da venda online pelo marketplace, vendendo produtos usados, que ele começou a adquirir sua experiência na área. Dessa forma, ele não precisava investir dinheiro em produtos e conseguia levantar 100% de lucro para investir em novos produtos.
A virada que não deu certo
Alex começou a investir em produtos novos e chegou a alugar uma loja física em 2012, pois as vendas começaram a ganhar corpo e já não davam mais vasão dentro do seu quarto, na casa da sua mãe. Ele então pegou um empréstimo de R$ 500 mil para investir no espaço e nas mercadorias.
“Estava indo tudo bem, já nem morava mais na casa da minha mãe. Já tinha até uma pessoa trabalhando comigo. Nessa época, cheguei a faturar R$ 150 mil/mês, mas eu desenvolvi o que chamo de Doença do Estoque ― bordão que utilizo para produtos que eu comprei em quantidade e sem saber o que exatamente eu ia conseguir vender bem, e que acabam ficando encalhados, sem demanda de venda no marketplace”, lembra Alec.
“Além disso, sempre fui bom nas vendas, mas não em administração e gestão e foi nesse ponto que fracassei e fali. Tive depressão, voltei a morar com a minha mãe e recomeçar do zero. Foi um momento bem difícil”, lemba ele.
A época não foi nada fácil e Alex tirou uma lição disso tudo: “É a maior ilusão de um vendedor embalar muitos pacotes e achar que vai ver a cor do dinheiro no bolso”.
O reinício da empreitada
Como ele sabia que tinha nascido para o mundo comercial, aos poucos o vendedor foi se reerguendo e começou a estudar com mais afinco sobre o universo de e-commerce. Participou de eventos, leu muitos livros, procurou mentores para sua formação, criou e testou novas técnicas que mudariam o jogo do seu negócio.
Uma delas foi a a Técnica do Representante Comercial, onde ele usava o sistema de cross-docking para testar e validar produtos para, somente depois de ter certeza da demanda de venda, investir em um estoque para agregar no seu e-commerce. Além disso, Moro entendeu que, mesmo assim, precisava se unir com alguém que entendesse de gestão e administração de e-commerce, foi quando surgiu a sociedade com seu amigo Lucas Akira.
A Máquina de Vendas
Alex se reergueu após um período de três anos, implantou técnicas e metodologias e voltou a prosperar. Começou a ensinar aos amigos como lucrar vendendo produtos físicos pela internet e criou o que chama hoje de “Máquina de Vendas”: uma técnica que através de um sistema de hub se conecta com vários marketplaces e centraliza o envio das mercadorias, gestão da operação e diversas funcionalidades que transformam o seu e-commerce em um verdadeiro império.
Em 2017, teve a ideia de criar o canal Efeito Empreendedor, no YouTube, onde passou a compartilhar sua experiência, erros e acertos. Durante um ano, alimentou o canal com tudo que havia aprendido sobre vendas e negócios e, paralelamente, continuou com as vendas via e-commerce.
Em 2021, já com um escritório de dois andares e mais de 70 funcionários, o especialista em marketplace alcançou a meta de faturamento de R$ 10 milhões/ano com os treinamentos e o ecossistema criado em torno do Efeito Empreendedor.
Chegada ao topo e novos planos
Em 2022, já com faturamento de R$ 18 milhões e formando mais de 16 mil alunos, ele se consagrou como um dos maiores experts do meio no Brasil, se tornando Influencer Oficial do Mercado Livre, embaixador da Americanas Marketplace e parceiro do Magazine Luiza. Hoje, a Efeito Empreendedor se tornou uma escola de marketplace, sendo a pioneira do mercado.
“Hoje, mais do que um projeto de vendas nos e-commerce, somos uma escola online, com um EAD estruturado para acompanhar a jornada daqueles que querem começar a empreender no e-commerce e ajudá-los a criar um negócio sólido e promissor”, diz ele.
Para 2023, a meta é aumentar ainda mais esses números. “Nossa expectativa é faturar R$ 25 milhões em 2023, formando mais de 6 mil alunos novos. É incrível ver o que a internet e a força de vontade podem fazer com a vida de uma pessoa. Eu era um sacoleiro, vendedor ambulante, e hoje tenho um negócio desse porte e, o mais importante, com propósito de ensinar esse caminho para outros brasileiros que também querem sua independência financeira ou uma renda extra”, comenta Alex Moro.