Há algum tempo o ramo de franquias ganhou a atenção de muitas celebridades pelo País.
A atriz global Giovanna Antonelli, por exemplo, aproveitou a realização da ABF Expo deste ano, que ocorre até sábado, para lançar sua rede de clínicas de estética, criada em parceria com a médica Camilla Pillar. A Giolaser exige um investimento total de pelo menos R$ 400 mil, o que inclui gastos como equipamentos, taxa de franquia e capital de giro.
O evento também recebe a marca de sorvetes artesanais do chef e apresentador Edu Guedes, a Stuppendo. A rede, que oferece mais de mil sabores do produto, destina ao franqueado uma lucratividade média de 30%, um faturamento entre R$ 80 mil e R$ 110 mil com retorno do investimento previsto em até 30 meses. O aporte total deve ser de R$ 450 mil, mais capital de giro de R$ 30 mil a R$ 60 mil, além de uma taxa de royalties de 5%.
Para os investidores que estão de olho na área de esportes e academias, as oportunidades apresentadas por celebridades na feira ficam por conta da Team Nogueira, fundada pelos lutadores de MMA Minotauro e Minotouro com a ideia de trazer ao público comum o treinamento de atletas profissionais.
Os donos esperam inaugurar 100 unidades da rede até 2016. O capital para instalação custa de R$ 320 mil a R$ 500 mil, mais taxa de franquia de R$ 80 mil e até R$ 120 mil de capital de giro. O faturamento médio do negócio é de R$ 100 mil por mês.
Além disso, o ex-boxeador Acelino "Popó" Freitas traz para o setor sua marca Popó Fight Club por um investimento de pelo menos R$ 400 mil.
A academia oferece 12 tipos de lutas a mensalidades que vão de R$ 100 a R$ 200. A consultoria de franchising para a formatação da distribuição do negócio está sendo feita pela Saffi.
Serviço
ABF Expo 2014
4 a 7 de junho no Expo Center Norte (São Paulo) das 13h às 21h e, no sábado, das 11h30 às 18h30
Ingressos custam R$ 60 e valem para todos os dias de evento
Quer abrir uma franquia? Veja quanto custa cada uma