A demanda de empresas brasileiras por crédito subiu 6,4% em maio ante o mesmo período do ano passado, informou a Serasa Experian nesta segunda-feira. Na comparação com abril, o crescimento na busca por crédito pelas companhias ficou em 2,2%.
O avanço da procura empresarial por crédito "reflete a necessidade de antecipação da produção de bens e serviços tendo em vista as paralisações na produção" que devem ocorrer devido à Copa do Mundo em junho e julho, afirmaram economistas da Serasa Experian em comunicado à imprensa.
A demanda de médias empresas por crédito caiu 2% em maio ante igual período do ano anterior, enquanto a demanda entre pequenas e médias empresas cresceu 6,9%. Entre as companhias de grande porte houve expansão de 8,2%, na mesma base de comparação.
No detalhamento por setores, o crescimento mais expressivo da procura por crédito ocorreu no setor de serviços, que viu uma alta de 10,7%, na mesma base de comparação.
No setor comercial, houve expansão de 3,5%, e no setor industrial foi registrada uma alta de 2,6% na procura por crédito.