Lojas do segmento de varejo resolveram antecipar as condições do Desenrola Brasil, programa do governo federal de renegociação de dívidas, e estão oferecendo formas de pagamento mais vantajosas para quitação de parcelas atrasadas de carnês.
A Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto, por exemplo, anunciou que a partir desta terça-feira, 25, até o dia 31 de agosto os clientes inadimplentes das duas marcas poderão regularizar os valores atrasados no carnê com pagamento da parcela sem juros e multa.
Em nota enviada ao Terra, a companhia informou que clientes com carnês atrasados terão a oportunidade de parcelar as dívidas em até 36 vezes sem juros, com entrada reduzida e descontos.
A antecipação do programa vai possibilitar que mais de 1,5 milhões de clientes com dívidas fiquem com o nome limpo. O cliente poderá fazer o acordo pela internet e pagar com Pix no Portal do Carnê das duas marcas.
A Lojas Renner também afirmou que vai aderir ao programa por meio de sua instituição financeira, a Realize CFI. Conforme a rede, a negociação pode incluir desconto de até 98% e parcelamento em até 48 vezes.
“As duas modalidades de cartões da Renner (bandeirado e private label) são emitidas pela Realize CFI, portanto, ambas estão atendidas pelas políticas de renegociação estabelecidas de acordo com nossa estratégia”, diz em nota.
A Magazine Luiza informou que ainda está definindo se fará alguma ação neste sentido. Disse, no entanto, que o Consórcio Magalu está reforçando a divulgação das alternativas que possui para renegociação de dívidas.
Uma das opções é o rateio do saldo devedor. Nesse tipo de renegociação, a soma das parcelas em atraso é dividida para o pagamento juntamente com o restante do plano adquirido. Assim, o cliente volta a participar das assembleias de contemplação e pagará as parcelas futuras com um pequeno acréscimo de valor referente ao acerto.