O dia 12 de junho está chegando. E os donos de lojas virtuais em marketplaces têm o que comemorar desde já. Segundo projeção da Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro, o comércio online deve faturar R$ 6,7 bilhões com a data ― um crescimento de 2% em relação ao ano passado. A estimativa é que ele alcance 14,2 milhões de pedidos, elevação de apenas 1% em comparação com 2021.
A boa notícia para as pequenas e médias empresas que possuem um e-commerce em marketplace é que o tíquete médio para o Dia dos Namorados deve ser de R$ 469,00 em 2022, segundo a Neotrust. Não é exatamente um aumento robusto em relação aos anos anteriores, mas diante do quadro atual, é uma projeção bem otimista.
“A expectativa para o e-commerce com o Dia dos Namorados neste ano é de um avanço pouco expressivo se comparado aos anos anteriores”, analisa Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust. “Isso se deve por variados fatores, entre eles a retomada do comércio físico após o fim das restrições impostas pela pandemia. Apesar do crescimento em um ritmo menor, o varejo digital segue em um patamar bem superior ao período pré-pandêmico.”
O que fazer para aumentar as vendas no Dia dos Namorados
Diante desse quadro, quem possui um e-commerce em site próprio ou em marketplace precisa focar suas energias nesta semana para colher os frutos.
“É uma boa oportunidade para o vendedor online realizar ações que potencializem as vendas e aumentem o alcance de seus produtos e de sua marca nas lojas e nos marketplaces”, comenta Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces, plataforma digital especializada em cursos e mentorias para aceleração dos negócios em marketplaces.
O especialista aponta quatro dicas para você ter vendas melhores no Dia dos Namorados em marketplaces.
1. Fique de olho na concorrência
“Dos vendedores principiantes aos mais experientes, é sempre necessário estar atento às movimentações da concorrência. Isso pode ajudar na comparação do seu próprio desempenho, além de trazer ideias interessantes para a forma de vender ou apresentar produtos”, explica Nogueira.
Segundo ele, é importante definir o segmento de atuação do vendedor. Com um nicho definido, fica mais fácil identificar as melhores plataformas para se usar, principais tendências e estratégias de publicidade e vendas”, diz.
2. Imagem é tudo ― ou quase
“Se pela foto o produto não parecer legal, suas chances de vender vão diminuir”, alerta o CEO. “Fotos nítidas e com boa qualidade permitem que o consumidor identifique detalhes do produto e isso pode fazer a diferença na tomada de decisão da compra”.
Além disso, é essencial ter clareza na descrição do produto ofertado. “Quanto mais detalhes, informações e descrições o produto apresentar, o consumidor terá menos dúvidas. Isso pode facilitar a decisão dele e aumentar as suas chances de vender”.
3. Prazos, estoque e reputação
É importantíssimo estar atento aos produtos em estoque, organizar a postagem e acompanhar o processo de envio e entrega é essencial. “Além de ser uma etapa da compra com grande influência na experiência do consumidor, a avaliação feita por um comprador pode afetar a reputação do vendedor dentro das plataformas e ser um fator determinante na decisão de outros clientes”, diz ele. “Os consumidores optam pela entrega mais rápida e barata, mas é extremamente importante cumprir o prazo prometido”.
4. Use os marketplaces disponíveis
"Utilizar as maiores plataformas disponíveis é a maior vantagem competitiva que o vendedor terá. Elas já possuem seus próprios sistemas, usuários cadastrados e também parcerias com descontos e fretes diferenciados, que podem ajudar a aumentar as vendas no Dia dos Namorados e em outras datas”, sugere Nogueira.